Quem acredita em si mesmo merece nosso crédito.

FIES

O Programa de Financiamento Estudantil - FIES - foi criado pelo Governo Federal para auxiliar os universitários no custeio das mensalidades do ensino superior. O FIES abrange todos os cursos da Newton. O valor do empréstimo será pago depois que o acadêmico se graduar.

Os beneficiados precisam passar por fases de classificação, e enquanto estiverem cursando o ensino superior, devem fazer o aditamento, uma renovação semestral do contrato, no atendimento financeiro da Instituição.

O programa se submete às regras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por isso, fique atento às restrições quanto ao número de vagas e limites de financiamento. Leia outras informações aqui.

 

Conheça o FIES

Atendimento



Central de Atendimento ao Aluno - Buritis
Horário das das 8h às 20h30, de segunda a sexta-feira
Telefone 4005-9019



E-mail fies@newtonpaiva.br

Perguntas frequentes

Como devo proceder com o aditamento de renovação?

Expandir

O aditamento, realizado a cada semestre, deve ser feito pelo site do SisFIES, mediante solicitação da CPSA da Newton Paiva.

Fechar

Como faço a inscrição?

Expandir

As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES). O estudante poderá solicitar o financiamento em qualquer período do ano e em qualquer fase do curso.

Confira o passo-a-passo para solicitar o financiamento:
1º Passo: Inscrição no SisFIES
2º Passo: Validação das informações
3º Passo: Contratação do financiamento

Fechar

É exigido o Enem para o Fies?

Expandir

Os estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 e desejam solicitar o Fies deverão ter realizado o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2010 ou de ano anterior. Estarão isentos da exigência do Enem:

Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica;

Integrantes do quadro de pessoal permanente de instituição pública, regularmente matriculada em cursos de licenciatura normal superior ou de pedagogia.

Caso se encaixe em um dos dois casos, acesse o site do Fies e confira a relação de documentos necessários para solicitar a isenção da nota do Enem.

Os estudantes que, por ocasião da inscrição do Fies, informarem a data de conclusão do ensino médio anterior ao ano de 2010 deverão comprovar essa condição perante a CPSA, apresentando diploma, certificado ou documento equivalente de conclusão de ensino médio expedido pela instituição de ensino competente.
 

Fechar

É necessário ter um fiador para ter acesso ao financiamento?

Expandir

Para contratação do financiamento é exigida a apresentação de fiador. Existem dois tipos de fiança: a fiança convencional e a fiança solidária.

Ficam dispensados da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do ProUni, os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. 

Fechar

Existe um percentual mínimo de financiamento pelo FIES?

Expandir

Sim. O percentual mínimo de financiamento pelo FIES vai variar de acordo com a renda per capita familiar ocorrendo entre  21,6% a 93,8%.

Fechar

O estudante que solicitar o encerramento poderá antecipar a fase de amortização do financiamento?

Expandir

Sim. O estudante que optar pelo encerramento antecipado da utilização do financiamento deverá escolher uma das seguintes opções:

  • I— liquidar o saldo devedor do financiamento no ato da assinatura do Termo de Encerramento;
  • II — permanecer na fase de utilização do financiamento e cumprir as fases de carência e amortização de acordo com as condições pactuadas contratualmente.
  • III — antecipar a fase de carência do financiamento e cumprir a fase de amortização de acordo com as condições pactuadas contratualmente; ou
  • IV — antecipar a fase de amortização do financiamento e efetuar o pagamento das prestações de acordo com as condições pactuadas contratualmente.
  • Para os contratos novos a partir do segundo semestre de 2015, o prazo de amortização do contrato terá o prazo 3 vezes a duração do curso. 

Fechar

Quais as vantagens do FIES?

Expandir

  • Financia de 50% a 100% das mensalidades do curso;
  • Juros de 6,5% ao ano;
  • Parcelas mensais e fixas;
  • Parcela máxima de R$ 250,00 por trimestre durante o curso e na carência;
  • Pagamento em 3 vezes a duração do curso;
  • Garantia por fiança tradicional (ex: pai, mãe, etc.) ou fiança solidária (ex: uma fiança para grupos de 3 a 5 alunos).

Fechar

Qual é a taxa de juros do FIES?

Expandir

A taxa efetiva de juros do FIES é de 6,5% ao ano para todos os cursos, esse percentual incidirá somente para os contratos novos, para os contratos antigos permanecerá a taxa de 3,4% ao ano. 

Fechar

Qual o valor dos juros pagos pelos estudantes no decorrer do financiamento?

Expandir

O estudante pagará trimestralmente até R$ 250,00 para continuar com o financiamento e abatendo os juros no valor total do financiamento.

Fechar

Quem pode solicitar o FIES?

Expandir

Podem solicitar o financiamento os estudantes de cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade. 

Fechar

Complexos

  • Complexo Carlos Luz

    São cinco prédios equipados com o que há de mais atualizado para o ensino em diversas áreas do conhecimento, tornando esse o maior e primeiro campus do centro universitário.

    Saiba mais
  • Complexo Buritis

    Neste complexo a tecnologia é a maior aliada dos alunos. Os acadêmicos contam com uma estrutura moderna para aprendizado e descobertas.

    Saiba mais
  • Complexo Silva Lobo

    Composto por três unidades, o complexo acomoda graduações nas áreas de Tecnologia, Ciências da Saúde, e os cursos técnicos do Programa de Educação Profissional - PEP.

    Saiba mais