Projetos Sociais

A Newton abre suas portas à sociedade, proporcionando à comunidade acadêmica a participação em ações extensionistas de caráter educativo, social e cultural.  Por meio da Coordenadoria de Extensão e Assuntos Comunitário (CEAC), a Instituição articula, planeja, coordena e efetiva as atividades de extensão universitária dos diversos setores do Centro Universitário Newton Paiva, apoiando os programas, projetos, atividades e eventos.

Todas as atividades são desenvolvidas em um trabalho de equipe com a participação dos coordenadores, professores orientadores, supervisores e alunos, seguindo as diretrizes de articulação e diálogo com a sociedade. 

Ação Social

O Centro Universitário é um importante instrumento para a construção, desenvolvimento e transformação da sociedade, por meio de ações que visem à inclusão social, à justiça, ao desenvolvimento humano, fazendo valer a solidariedade humana.

 

A Newton, por meio de ações sociais, pretende sensibilizar e mobilizar a comunidade acadêmica para a causa social, para o exercício da cidadania, para o voluntariado e para a importância da atividade extensionista, na perspectiva da responsabilidade social.

 

Objetivos

  • Estreitar os laços com a comunidade local.
  • Incentivar a solidariedade de maneira a contribuir para formação cidadã dos alunos.
  • Contribuir para o bem estar da comunidade do entorno da Unidade Silva Lobo por meio de atendimentos diversos nas áreas da saúde, gestão e direito. 
  • Proporcionar à comunidade local momento de cultura, socialização e lazer.

 

Instituição Parceira
Cursos da Instituição

Atenção odontológica à comunidade

O objetivo geral é realizar atendimento clínico odontológico, em níveis de atenção básica e especializada da comunidade acadêmica do Centro Universitário Newton Paiva, e de pacientes oriundos de Instituições parceiras como o Hospital Mário Pena, Santa Casa de Belo Horizonte, e Centros de Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH). 

Instituição Parceira
Hospital Mário Pena, Santa Casa de Belo Horizonte, e Centros de Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (PBH)

Biologia na Newton: Educação Ambiental para todas as idades

Elaboração de Oficinas de Educação Ambiental que sejam preparadas para o atendimento e a consolidação do conhecimento de pessoas de todas as idades, além da execução dos conceitos de educação ambiental de maneira diferenciada na comunidade.

Instituição Parceira
-

Campanha do Agasalho

A 3ª Campanha do Agasalho do Centro Universitário Newton Paiva, realizada no mês de junho de 2013, com o apoio da Central de Produção Jornalística (CPJ), é um projeto de iniciativa dos alunos do curso de Jornalismo. A campanha mobiliza alunos de todos os campi, bem como comerciantes localizados no entorno da Instituição, beneficiando entidades como o lar Bom Senhor Jesus, mantido pela Sociedade São Vicente de Paula, que cuida integralmente de 26 idosos e a Leuceminas, casa de apoio a crianças, jovens e adultos portadores de leucemia. 

Instituição Parceira
CPJ

Casa Ecológica de Boneca

Proposta de construção de casa de boneca com material ecológico em uma praça pública de Belo Horizonte.

Instituição Parceira
-

Ceju Itinerante

A implantação do atendimento do Ceju Itinerante contribui para o desenvolvimento da prática do aluno através de atendimentos gratuitos em direito previdenciário, civil e criminal nas comunidades carentes.

Com isso, o Ceju poderá tornar-se referência de atendimentos gratuitos diretamente a essas comunidades, sendo um diferencial comparando-se com outros núcleos de prática jurídica de outras instituições de ensino.

Instituição Parceira
Comunidade

Cine Cidadania

O projeto, promovido pelo curso de Psicologia em parceria com o Cersam Oeste, realiza sessões de cinema no auditório do campus Silva Lobo para portadores de sofrimento psíquico, afim de proporcionar um momento de inclusão cultural e, também, promover aos alunos uma formação em saúde mental considerando as novas políticas de intervenção.

Instituição Parceira
Cersam Oeste

Ler a Imagem

O curso de Psicologia, em parceria com o Cine Belas Artes, realiza sessões comentadas  de cinema, em que são abordados temas como ética, cultura e comportamento são enfatizados na realidade política e social brasileira.

Instituição Parceira
Cine Belas Artes

Luta Antimanicomial

Com debates, apresentações teatrais e passeata, o curso de Psicologia participa ativamente do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Celebrado no dia 18 de maio, a data luta contra a desigualdade e preconceito para com os portadores de sofrimento psíquico.

 

Instituição Parceira
Projeto Interno

Newton na Escola

Alunos dos cursos de Engenharia que auxiliam o ensino da física, matemática e outras disciplinas exatas nas escolas públicas.

Instituição Parceira
-

PAI-PJ

O PAI-PJ tem a finalidade de oferecer à autoridade judicial subsídios para decisão nos incidentes de insanidade mental e promover o tratamento em saúde mental na rede pública de saúde, com o acompanhamento da aplicação das medidas de segurança ao agente infrator. De forma multidisciplinar, sugere a aplicação a cada caso de uma medida singular, tensionada pelos princípios normativos universais. Ou seja, o programa possibilita uma ação multidisciplinar com o envolvimento efetivo das áreas que abrangem vários cursos da Newton Paiva, além de ser aberto a alunos de outras IES. 

Instituição Parceira
Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Programa Escola Integrada

Escola Integrada é um programa da Prefeitura de Belo Horizonte que realiza o atendimento educacional de qualidade em tempo integral para milhares de crianças e adolescentes, com idade entre de 6 a 14 anos, em várias escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.

A Newton participa desta parceria, oferecendo oficinas que contemplem as áreas contidas nas diretrizes nacionais sobre educação integral.  Por se tratar de atividade de extensão, os alunos são contratados como extensionistas e são remunerados pela Secretaria Municipal de Educação de BH.

Bolsa: valor de R$ 420,00 (quatrocentos e vinte reais)
Benefício: Vale transporte
Carga horária: 20 horas semanais

Inscrições encerradas!

Os inscritos receberão um e-mail para comparecer à Secretaria de Educação na próxima quarta-feira dia 16/03/2016.

Em caso de dúvida entrar em contato pelo e-mail: atendimento.estagios@newtonpaiva.br , com o assunto: Escola Integrada

Instituição Parceira
-

Projeto Atendimento Especial a Pacientes Oncológicos

Com o objetivo de adequar o meio bucal de pacientes portadores de neoplasias malignas na cavidade bucal que se submeterão à radioterapia e/ou quimioterapia, os alunos realizaram procedimentos tais como: exodontia de dentes com lesões cariosas extensas ou doença periodontal, raspagem supra e subgengival, restaurações diretas e educação em saúde. Os alunos também têm a oportunidade de acompanhar o atendimento de pacientes com câncer na clínica de estomatologia dos Hospitais Luxemburgo e Mário Penna. 

Instituição Parceira
-

Projeto Atendimento Multidisciplinar aos Pacientes

Os alunos da Fisioterapia acompanham os alunos da Odontologia no atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais, ajudando no posicionamento e manuseio desses pacientes na cadeira odontológica.

Instituição Parceira
-

Projeto Bem Nascer

Atendimentos às gestantes e orientações quanto às mudanças relacionadas à gestação e condutas com o bebê. O projeto tem como objetivo proporcionar às mulheres condições físicas e psíquicas para que possam vivenciar as mudanças que ocorrem no período pré e pós-parto, bem como promover o alívio dos desconfortos causados pela gestação e parto, e o retorno precoce às condições físicas anteriores à gestação.

Instituição Parceira
Projeto Interno

Projeto Casa Ecológica

Auxílio a alunos de ensino fundamental de escolas públicas na elaboração (projeto e execução) de uma proposta de protótipo de uma casa utilizando materiais reciclados, promovendo articulação entre teoria e prática, além da integração dos alunos com a comunidade escolar.

Instituição Parceira
-

Projeto Circulando

O Projeto é uma parceria entre o curso de Psicologia e o Cersam Oeste, que pretende, através da cultura, promover a inserção e cidadania aos pacientes portadores de sofrimento psíquico.

Instituição Parceira
Cersam Oeste

Projeto Clínica Bebê

O objetivo desta atividade extensionista é realizar atendimento clínico odontológico a crianças na faixa etária de 0 a 48 meses.

Instituição Parceira
-

Projeto de Empreendedorismo na área de Logística

Desenvolvimento de soluções para questões logísticas para as empresas selecionadas pelos alunos, provocando uma discussão e análise de possíveis adaptações logísticas nas empresas.

Instituição Parceira
-

Projeto de Extensão Bem Nascer

O projeto de extensão Bem Nascer, desenvolvido no âmbito do Curso de Fisioterapia, é destinado às mulheres internadas na Maternidade Municipal de Contagem, principalmente aquelas que estão em trabalho de parto ou pós-parto. O projeto tem os objetivos de proporcionar às mulheres condições físicas e psíquicas para que possam vivenciar as mudanças que ocorrem nesse período, de forma saudável, segura e humana; favorecer a assistência integral à saúde da mulher, abrangendo, inclusive, a atenção básica; possibilitar a realização de um trabalho preventivo, educativo e sensibilizador para que se crie o vínculo e a valorização da mulher e de sua higidez física e emocional; tentar suprir a demanda da população que usufrui do serviço da Maternidade, oferecendo um atendimento diferenciado, capaz de aumentar o grau de satisfação das usuárias.

Instituição Parceira
-

Projeto EnvelheSER

Promover melhoria da qualidade de vida de indivíduos idosos por meio de ações de promoção e prevenção da saúde. Os objetivos específicos propõem: executar intervenções de cuidado em enfermagem por meio de ações de educação em saúde voltadas para idosos; estimular o desenvolvimento de projetos acadêmicos voltados aos processos de envelhecimento e adoecimento populacional através da Clínica Escola de Enfermagem; favorecer a integração e articulação entre projetos acadêmicos interdisciplinares vinculados à saúde do idoso; proporcionar aos alunos da graduação a oportunidade de trabalhar em equipe e prestar assistência holística, ética e humanizada aos idosos; analisar o alcance dos resultados educativos.

Instituição Parceira
Projeto Interno

Projeto formação continuada nas escolas de educação infantil e do ensino fundamental

O Projeto tem como objetivo oferecer oficinas, palestras, minicursos e outras atividades que venham contribuir e agregar valor na formação dos professores das redes pública e privada.

Instituição Parceira
Projeto Interno

Projeto Gravidez na Adolescência

O projeto tem como objetivo proporcionar conhecimentos aos alunos da Escola Estadual Hugo Werneck sobre os métodos contraceptivos, DST’s e prevenção de gravidez na adolescência. Os objetivos específicos propõem: sensibilizar os alunos sobre assuntos relacionados à sexualidade por meio de ações de educação em saúde voltadas para adolescentes; estimular o autoconhecimento, explorando assuntos relacionados ao desenvolvimento sexual.

Instituição Parceira
Escola Estadual Hugo Werneck

Projeto Moradia com Qualidade

O projeto tem como objetivo desenvolver projetos arquitetônicos para comunidade menos favorecida financeiramente de acordo com as normas e legislação da PBH, compreendendo as demandas da comunidade, as expectativas e o processo para realizar um estudo de viabilidade técnica, operacional, comercial e financeira visando à realização de projetos arquitetônicos. Oferecendo aos discentes a oportunidade de contato com a realidade profissional, as atividades do profissional quanto ao atendimento da legislação municipal vigente e proporcionar às pessoas de baixa renda serviços gratuitos de Arquitetura.

Instituição Parceira
PBH

Projeto Páginas Abertas

Parceria com o Instituto Cultural Olegário Balbino, que atende a comunidade do entorno da Unidade 800, aglomerados do Ermelinda, Sumaré e bairro Aparecida, Adelaide, Santo André e Nova Esperança e que mantém um cursinho pré-vestibular, dedicado aos alunos carentes da Região Noroeste de Belo Horizonte, com professores voluntários.

Instituição Parceira
Instituto Cultural Olegário Balbino

Projeto Patrulha da Postura

O projeto tem como objetivo organizar e implementar uma análise ergonômica do trabalho nos diversos postos de trabalho da instituição, para promover a saúde de seus funcionários e prevenir agravos à saúde dos mesmos. Além disso, propor adequações ambientais e um plano de ginástica laboral a partir dos resultados encontrados na análise ergonômica do trabalho, visando minimizar a fadiga do trabalhador; aumentar a produtividade da empresa e a qualidade de vida do trabalhador, diminuindo o seu adoecimento e absenteísmo; identificar casos onde seja necessária reabilitação para problemas de saúde já instalados (LER / DORT), e encaminhá-los para o atendimento na clínica-escola de Fisioterapia quando cabível.

Instituição Parceira
Projeto Interno

Projeto Regularização e Edificação

Auxilio à comunidade na regularização gratuita de edificação junto à PBH. Promover aos alunos contato com a realidade de atuação legal nos órgãos públicos municipais, participando de todo o processo de tramitação articulação oficiais.

Instituição Parceira
-

Projeto Sala de Espera

O Sala de Espera tem como objetivo promover atividades de educação para a saúde durante o tempo de espera dos usuários para o atendimento odontológico, por meio de palestras breves e educativas, com dias e horários que antecedem as atividades clínicas, além de uma equipe multidisciplinar, onde alunos de outros cursos são convidados para promover discussões de temas específicos.

Essas atividades abordam temas como: importância de uma escovação correta e eficaz, uso do fio dental, flúor, doenças da cavidade oral como: cárie, doença periodontal, tártaro, placa bacteriana, gengivite. Os alunos trabalham com temas do cotidiano da população atendida pela Newton Paiva como alcoolismo, cigarro, gravidez e cárie. 

Objetiva-se otimizar o tempo de espera dos pacientes, para o atendimento odontológico, com atividades didático-pedagógicas voltadas para atenção em saúde bucal. Essas atividades têm como objetivo promover um diálogo, através de trocas de informações entre os discentes e os pacientes para que conhecendo melhor a comunidade e as suas carências possamos supri-las com as informações necessárias no que diz respeito à saúde bucal.

 

 

 

Instituição Parceira
-

Projeto Viver Bem a Maior Idade

O projeto tem como objetivo melhorar a condição clínica de idosos institucionalizados, incluindo marcha, padrão respiratório, controle da osteoartrose, melhora das condições físicas e funcionais após fraturas, melhora do humor, socialização, melhora substancial na qualidade de vida.

Instituição Parceira
-