A Newton

CPA

A Comissão

O Centro Universitário Newton Paiva entende que o melhor medidor do seu compromisso social é a qualidade com que desenvolve e presta seus serviços educacionais. Uma qualidade que diz respeito ao desempenho da tríplice função da academia: ensino, pesquisa e extensão.

Em função desse compromisso, o Centro Universitário deu início ao seu processo de autoavaliação institucional, seguindo os parâmetros do Programa de Avaliação das Universidades Brasileiras – PAIUB em novembro de 1998, com a implementação da Comissão Permanente de Avaliação Institucional – COMPAI. Atualmente, o órgão que desenvolve a autoavaliação institucional é a Coordenadoria de Avaliação Institucional, em parceria com a Comissão Própria de Avaliação – CPA.

A CPA é responsável pela autoavaliação Institucional na Newton e tem como funções principais aprovar as políticas e as diretrizes para a autoavaliação da Instituição, sistematizar e coordenar os processos de avaliação interna e, sobretudo, prestar informações solicitadas pelo MEC/Inep e CONAES. Faz isso a partir das diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação Institucional – SINAES, instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

A partir do SINAES, o Centro Universitário Newton Paiva se propôs a uma nova reflexão sobre o processo de avaliação institucional. Esse Sistema está ancorado numa concepção de avaliação mais comprometida com a realidade educacional e, consequentemente, com a melhoria da qualidade e da relevância das atividades acadêmicas desenvolvidas pelas IES.

Desta forma e, em conformidade com suas atribuições, a CPA promove três tipos de avaliação que são direcionadas à comunidade acadêmica, a saber: Avaliação Institucional, Avaliação dos Cursos e Avaliação Acadêmica, envolvendo os segmentos discente, docente e técnicos administrativos.

Avaliações

A Avaliação Institucional, de Cursos e Acadêmica é uma forma da Newton avaliar todo o relacionamento que tem com os segmentos envolvidos (docente, discente e técnico-administrativo). Por meio das enquetes de pesquisa publicadas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, o público participante responde sobre os temas: Assuntos acadêmicos, Comunicação Institucional, Infraestrutura e Recursos Humanos. As respostas ajudam a identificar os pontos de fragilidade em que devemos aperfeiçoar no sentido de promover uma IES melhor para todos nós.

Para medir o nível de concordância, é empregada uma escala do tipo Likert de (5,0) pontos.

Ao londo do processo de avaliação, em especial as edições de 2016 e 2017, foram incorporadas as pesquisas qualitativas por meio das entrevistas coletivas, objetivando assim, um melhor entendimento do clima institucional. Nas referidas edições, o instrumento de pesquisa ganhou mais confiança e atenção da comunidade envolvida, além de uma maior cobertura. As entrevistas coletivas também contemplaram os três segmentos: docente, discente e técnico-administrativo.

Objetivando, ainda, aprimorar, na edição de 2018 – 2º foi atribuído um novo indicador de desempenho – NPS Net Promoter Score. Esse novo indicador, associado aos medidores já estabelecidos, proporcionou a aproximação dos públicos envolvidos com a IES, uma vez que suas necessidades e demandas pelos serviços prestados foram registradas e discutidas pela CPA no sentido de evolução dos processos institucionais.

   Avaliação Acadêmica 2018/2019/2020

Composição

A composição da CPA é formada por representantes de vários setores da Newton, como: professores e alunos, técnicos administrativos e, também, um membro da sociedade civil.

Coordenação geral
Ana Paula Matias – Coordenadora da CPA

 

Corpo Docente
Prof. Douglerson Santos – Representante do curso de Direito

Prof. Francisco José Salvador Paixão – Representante do Curso de Administração

Hugo Rios Bretas – Representante Pós-Graduação

Patrícia da Silva Klahr – Representante do Instituto de Ciências da Saúde

Luiz Flávio Vieira Brant – Representante das Engenharias

Prof. Aécio Antônio de Oliveira – Responsável técnico do processo de autoavaliação. Representante da EAD

Corpo Técnico-administrativo
Glaucia Corrêa de Melo – Gestora de Regulação Acadêmica

Karina Santos Ribas – Representante da EAD

Heloisa Dirce Silva – Representante do NAPp Carlos Luz

Leonardo Fernandes C. R. dos Santos – Gestor de Pesquisa e Extensão

Marley Marques Zeferino – Representante do NAPp Silva Lobo

Renata Rosa Mara dos Santos – Representante do NAPp Buritis

Sandra Mara Vieira Barbosa S. de Lima – Gestor de Campus – Carlos Luz 220

Sérgio Tadeu Garro dos Santos – Gestor de Recursos Humanos

Thamara Rago de Oliveira – Gestor de Campus – Buritis e SL

Monica Sabino Hasner – Representante da Pós-Graduação

 

Corpo Discentes
Agatha Karen França Aguiar Gomes – Representante Discente – Humanas

Rayenne dos Santos Lima Cruz – Representante Discente – Direito

Jefferson Dias Morais – Representante Pós-Graduação

Vitória Isabela Machado Martins – Representante Discente – Saúde

 

Sociedade Civil
Silvana de Araújo Marques Braga  CEO da FUMSOFT

Melhorias implementadas em 2020

Revista Eletrônica do Curso de Direito – estrato Qualis B1 da CAPES.

Revista Exatamente Newton, destinada à publicação de periódicos e trabalhos científicos dos alunos e professores das Ciências Exatas.

Lançamento da Plataforma de Carreiras Newton para oferta de oportunidades de estágio, emprego e gestão de carreira dos alunos.

Realização do Fórum de Carreiras durante o recesso de julho de 2020 para os alunos se capacitarem e prepararem para o mercado.

Adequação dos atendimentos da Consultoria de Carreiras para o formato remoto.

Atendimento remoto oferecido de forma personalizada aos alunos e professores pelo NAPp – Núcleo de Apoio Psicopedagógico

Capacitação e amparo tecnológico para os professores atuarem no formato remoto.

Reposicionamento de parte do corpo técnico para atuação em Home Office com vistas a preservar a integridade individual e coletiva do grupo.

Melhoria do convívio interpessoal baseado no aperfeiçoamento das relações de trabalho remoto, de modo a possibilitar, o clima e o ritmo adequado ao desenvolvimento das atividades de rotina.

Os caminhos para acesso ao acervo digital bibliográfico foram reforçados por meio dos canais interativos de comunicação com as comunidades.

Em parceria com a Ouvidoria, potencializou-se o atendimento através do canal: “Fale com a Newton” para renovação automática dos empréstimos realizada pelo Sistema Pergamum.

Para o acesso remoto em 2020, foram reforçadas as iniciativas de uso da biblioteca virtual (Minha Biblioteca), sendo inserido e destacado na página da biblioteca, o link de acesso à plataforma CANVAS.

No atendimento da Campanha de Devolução de Livros, todas as medidas de segurança e adequações foram realizadas, de acordo com o Plano de Contingência que inclui os protocolos da Vigilância Sanitária.

Melhoria das condições da infraestrutura física e digital para atendimento aos portadores de deficiência.

Check-in obrigatório para acesso as dependências dos Campi. Permitida a entrada alunos, colaboradores, pacientes e visitantes com temperatura corporal inferior a 37,3ºC

Planejamento de ações voltadas à segurança de todas as pessoas que transitam nas unidades. A saber:

· Entrega de material didático e vídeo explicativo;

· Instalação de cartazes e placas de sinalização orientando sobre a distância e protocolos de higiene a serem seguidos;

· Comunicação visual com sinalização horizontal feita no piso com setas indicando as saídas e entradas;

· Orientação para todas as portas e janelas abertas para a circulação de ventilação natural;

· Entrega de máscaras de pano e face shield para alunos e colaboradores;

· Dispenser de álcool em gel 70% espalhados por toda a unidade.

Ampliação do canal: Conexão Docente com eventos acadêmicos e palestras 100% virtuais.

Computadores exclusivos para gravação de aulas virtuais pelos professores.

Ampliação das políticas de responsabilidade social.

Melhor integração entre os setores de trabalho para ganho de produtividade no trabalho remoto.

Abertura da 4ª edição do Programa de Pré aceleração do CNE GO.

Depoimentos dos alunos – Autoavaliação 2020

“É meu primeiro curso na Newton. Estou impressionada pela qualidade, pela organização e atenção para com o aluno”.

“Escolhi a Newton por ser uma faculdade de conceito e pelo fato da atenção dos professores, tutores e especialmente coordenadores.”

“Gostaria de elogiar a postura da Newton em relação as mudanças que foram necessárias devido ao COVID-19.”

“Amo a faculdade, muito organizada e está sempre pronta para atender os alunos”.

“Estou muito satisfeito com a Instituição, feliz por estar realizando um sonho de ter um curso superior e com essa estrutura fantástica que a Newton no proporciona.”

“Reconheço e parabenizo a instituição pelos esforços realizados com o objetivo de continuar o trabalho educacional.”

“É muito gratificante ver que, mesmo a distância, os professores conseguem transmitir o seu conhecimento de forma clara e coesa aos alunos.” 

“Os Professores são incríveis, cheios de conhecimentos, e nos incentiva a estudar e aprofundar em busca de conhecimento.”

“Agradeço aos professores pela força e pela dedicação.”

“Gosto de estudar online, é um aprendizado bastante eficiente e com ensino nota 10”.

“Tem sido muito fácil e prático estudar no ambiente virtual.”

“A faculdade superou positivamente minhas expectativas. O sistema online para ministração das aulas é muito bom e TODOS os professores vieram muito bem treinados!”

“Sobre as aulas on-line, não tenho nada a reclamar, muito pelo contrário, o esquema está sendo ótimo!”

“Aula excepcional, professor brilhante, com um vasto conhecimento e ótimo desempenho na ministração das aulas.”

“Excelentes professores. Ótima didática pra ensinar e nos leva a prática através de exercícios e debates.”

“Faz um desafio como TCC se tornar algo prazeroso. Professores extremamente atenciosos e presentes.”

“Professores competentes e dedicados. Muito bom!”

“Super Indico a Newton para amigos e familiares. Gratidão.”

“Amei as suas aulas, consegui entender com clareza graças as suas técnicas de ensino. Muito obrigada!”

“Excelente professora e coordenadora! Agrega muito para o conhecimento é extremamente atenciosa e preocupada com seus alunos.”

“Aulas dinâmicas, muitos materiais complementares atuais e ótimo ensino.”