Pós-Graduação em Psicanálise, Psicopatologia e Políticas de Saúde Mental

Informações gerais

Os cursos de Pós-Graduação da Newton têm a intenção de auxiliar os alunos na prática. Esteja o aluno se aperfeiçoando no que já trabalha, tentando ganhar novas habilidades ou mudar de área, os cursos o ajudarão de 3 formas:

 

• Com o Projeto de Inserção no Mercado onde o aluno e seus colegas se reunirão com uma empresa, sob o intermédio da Newton, para resolver um problema existente dentro do escopo do curso. O projeto será acompanhado por um professor, com reuniões periódicas com especialistas da empresa. O projeto será apresentado para uma banca composta por professores e executivos e pode ser implementado na empresa ao final do curso! Pura Inovação!

 

• Com uma disciplina eletiva, onde o aluno poderá escolher o conteúdo de qualquer curso de exatas, para que possa enriquecer sua formação. Por que não cursar uma disciplina de Psicologia Comportamental mesmo sendo de Psicanálise?

 

• Com um conjunto excelente de professores, com ampla experiência no mercado que usarão sempre o teórico, mas ancorarão a disciplina na realidade atual e nas evoluções que estão por vir.

    Perfil Profissional

    Ao terminar o curso o aluno será capaz de compreender os conceitos fundamentais tanto de Freud como de Lacan, que sustentam e fundamentam a prática clínica orientada pela psicanálise no tratamento das enfermidades mentais; realizar intervenções complexas no campo de articulação entre Saúde Mental, Psicanálise e Psicopatologia; propor novas formas de intervenção e de tratamento dos pacientes em consonância com as transformações culturais de seu tempo. 

    Objetivos
    • Examinar a teoria psicanalítica que fundamenta o conhecimento e a prática clínica no campo de psicopatologia, desde os clássicos até os autores da atualidade. 
    • Apresentar os diferentes contextos institucionais em que a Clínica Psicanalítica e a escuta do sujeito podem orientar as intervenções no campo da Psicopatologia e da Saúde Mental. 
    • Tratar os principais problemas contemporâneos e as enfermidades mentais em suas formas atuais de manifestação. 
    • Promover intervenções práticas nos diversos contextos institucionais enquanto atividade do curso de Pós-graduação. 
    • Qualificar teórica e profissionalmente nossos alunos para intervirem na clínica praticada nos consultórios, como também nas diferentes instituições que compõem a Rede de Saúde Mental. 
    Grades

    História da loucura: da idade clássica aos manuais classificatórios 

    Teoria e Clínica da Psicose: o primeiro ensino de Lacan 

    Teoria e Clínica da Psicose: o segundo ensino de Lacan 

    A psicopatologia infantil: autismo e esquizofrenia infantil 

    Psicoses melancólicas e as manias 

    A psicose ordinária. 

    O SUS e as políticas atuais da saúde mental.  

    Estrutura e funcionamento da Rede de Saúde Mental. 

    A política de saúde mental para a infância e a adolescência. 

    Clínica dos transtornos alimentares 

    A toxicomania e Alcoolismo: a atualidade da clínica da adição 

    Clínica contemporânea da neurose 

    Sintomas atuais da infância e da adolescência 

    Eletiva 

    Eletiva 

    Projeto de Inserção no Mercado 

    Público

    Profissionais graduados que ocupam ou pretendam trabalhar nas Instituições da Rede de Saúde Mental, como também em seus consultórios particulares, tendo a Psicanálise como fundamento de leitura no tratamento das enfermidades mentais.

    Início das aulas
    • 02/10: turma de sábados quinzenais, das 8h às 16h45.

    Sobre o Coordenador do Curso

    Coordenação  

     

    Prof. Leonardo Alberto de Azevedo Santos

     Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto de Educação de Minas Gerais e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Fez o Curso de Formação do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais. Iniciou sua carreira docente na Escola Sandoval Soares de Azevedo da Fundação Helena Antipoff, ministrando a disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem no Curso de Magistério. Posteriormente assumiu a Coordenação do Departamento de Capacitação Profissional da Fundação Helena Antipoff realizando trabalhos na formação continuada de professores. Foi Professor Substituto no Curso de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Professor de Teorias da Personalidade no Centro Universitário Newton Paiva, Professor de Agenda Humana na Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Minas Gerais onde ocupou também o Cargo de Chefe do Departamento de Ciências Humanas, Professor das Disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento, Psicopatologia e Teoria da Psicose da Faculdade Pitágoras. Atualmente é Professor de História da Psicologia, Fundamentos da Psicanálise, Psicologia de Orientação Psicanalítica e Clínica Psicanalítica; também Supervisiona Estágios na Clínica de Psicologia do Unicentro Newton Paiva.

    Professora Margaret Pires do Couto 

     Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995), Mestre em Psicologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG (2001), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG na linha de pesquisa Psicologia, Psicanálise e Educação. Pós-Doutoranda do Programa Teoria Psicanalítica do Instituto de Psicologia da UFRJ, Editora da Revista de Um Curso a um Discurso do Curso de Psicologia do Centro Universitário Newton Paiva. Foi Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Psicanálise com crianças do Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de MG no período de 2016 a 2017. Experiência docente no Ensino Superior desde 1997. Foi professora substituta da Faculdade de Educação da UFMG e do Instituto Superior Anísio Teixeira. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, fracasso escolar, formação de professores, psicanálise/clínica psicanalítica e psicanálise com crianças. Membro da Escola Brasileira de Psicanálise – Seção Minas Gerais. Autora do livro “O fracasso escolar e a família: o que a clínica ensina?”. 

    Tipo de Formação

    Especialização

    Tipo de Curso

    PÓS-GRADUAÇÃO

    Turnos

    integral: sábados quinzenais.

    Duração

    24 meses

    Ato Legal

    Curso oferecido em conformidade com a Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018, do Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior.

    Vagas

    30

    Valor do Curso

    25 parcelas de R$ 494,00

    Descontos

    • Ex-alunos formados pela Newton 30%
    • Empresas conveniadas: 17% a 20%
    • Pagamento à vista: 10%
    • 25% nas mensalidades para pagamento da matrícula até o dia 14/06;
    • 20% até o dia 12/7;
    • 15% até o dia 02/8;
    • 10% até o dia 06/9;
    •   5% até o dia 27/9.
    • Descontos não cumulativos com outros e não válidos na matrícula.

    Coordenação

    Prof. Leonardo Alberto de Azevedo Santos

    Professora Margaret Pires do Couto 

    Você está preparado?