Estrutura

Pesquisa, Extensão e Inovação

O setor de Pesquisa, Extensão e Inovação do Centro Universitário Newton Paiva implementa políticas de desenvolvimento em pesquisa, extensão e ações inovadoras. Estas atividades estão relacionadas ao tripé que sustenta o centro universitário, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Voltado para o aluno de graduação, a Newton criou seu Programa de Pesquisa e Iniciação Científica em 1999. Desde então, promove a participação ativa de alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.

A Extensão é a responsável por integrar ensino e pesquisa, colocando a produção acadêmica à disposição da comunidade externa. Na Newton, as atividades extensionistas são realizadas por meio de diversos programas, projetos, eventos, cursos de extensão, bem como por meio de atividades de disciplinas que tenham carga horária voltada à práticas extensionistas.

 A Extensão conduz a comunidade acadêmica da Newton a uma imersão no papel social e na força transformadora na nossa sociedade que a instituição pode assumir. Reforçarmos os dois pilares da essência da Extensão Newton: a troca e o cuidado. Aprendemos que a interação dialógica com a sociedade que toda atividade fundamentalmente extensionista propõe é o motor da inovação no processo de ensino-aprendizagem.