Estrutura

Pesquisa, Extensão e Inovação

Atualmente, dentro do Centro Universitário Newton Paiva, os projetos de pesquisa, extensão e TCC seguem temáticas norteadas pelas 11 linhas de pesquisa institucional descritas abaixo. As linhas são transversais de forma a abranger projetos de diferentes áreas, desenvolvidos por alunos e professores de diversos cursos.

 

LINHA DE PESQUISA E ATUAÇÃO

DESCRIÇÃO DA LINHA

          I.             Saúde mental, neurociências e processos psíquicos

Investigação dos fenômenos que envolvem a qualidade de vida, a saúde mental e emocional nas dimensões individuais e coletivas. Neurociências e processos psíquicos. Processo de avaliação cognitiva, aprendizado memória, dentre outros.

      II.             Integralidade do cuidado em saúde e reabilitação

Ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, prevenção de doenças e fatores de risco. Tratamento adequado dos doentes. Determinantes e condicionantes do processo saúde e doença. Direito em saúde. Estudo de instrumentos, métodos e práticas inovadoras, destinados à promoção, prevenção, diagnóstico e reabilitação em saúde, dentre outros.

          III.             Saúde única

Ações e métodos de cuidado integrado em saúde animal, humana e ambiental a fim de garantir o bem estar das populações. Impactos da globalização. Zoonoses e doenças infecciosas, doenças emergentes, dentre outros.

  IV.             Pesquisa clínica e técnicas em saúde

Investigação e avaliação da segurança e eficácia de procedimentos, fármacos e produtos. Pesquisa translacional (associação entre pesquisa básica e aplicada). Biotecnologias e técnicas de reprodução humana e animal. Estudo e desenvolvimento de novas técnicas e procedimentos cirúrgicos e de manejo do paciente – humano e animal, dentre outros.

    V.             Ética e sociedade

Ética e bioética. Gênero, raça, etnia, sexualidade, subjetividade e inclusão. Relações sociais na contemporaneidade, dentre outros.

VI.             Direito, cidadania e responsabilidade Social

Estado democrático de direito e solução de conflitos, sociedade e novos direitos, segurança pública e criminalidade, judicialização da saúde, direito digital, direito empresarial, dentre outros.

VII.             Educação, cultura, diversidade e linguagens

Educação inclusiva, tecnologias digitais aplicadas à educação, práticas inovadoras e metodologias ativas, educação em saúde. Literatura, estrutura morfossintática e história da língua portuguesa, sincronia e diacronia, pluralidade cultural e social, dentre outros.

VIII.             Empreendedorismo, negócios e gestão

Gestão empresarial de pessoas, de conflitos, de recursos materiais, de ambientes de saúde humana e animal. Administração pública e privada, empreendedorismo nos seus mais diversos temas. Finanças, orçamento, tributos, marketing, serviços, startups, análises de mercado, internacionalidade, contabilidade e suas áreas, perfil e comportamento do consumidor e modelagem de negócios.

           IX.             Indústria e infraestrutura

Meios e técnicas de produção nos mais diversos ramos da indústria: farmacêutica, alimentar, animal, extrativista, de transformação, de materiais, de produtos, de tecnologia, dentre outros. Otimização de processos de manufatura, controle e automação e utilização eficiente de energia. Construções, transportes, geração, transmissão e distribuição de energia, logística, água e saneamento, telecomunicações, fontes renováveis de energia.

    X.             Transformação de ambientes, políticas urbanas e cidades inteligentes

Criação, restauração, revitalização e requalificação de ambientes. Eficiência energética em construções, BIM, projetos arquitetônicos voltados para planejamento urbano, mobilidade e práticas relacionadas ao urbanismo, políticas urbanas e o desenvolvimento sustentável das cidades. Cidades inteligentes.

             XI.             Inovação, tecnologias e sustentabilidade

Novas tecnologias aplicadas em todas as áreas – saúde, humanas e exatas. Desenvolvimentos e investigação de produtos, fármacos e processos aplicados à saúde humana e animal. Hiperconectividade, IoT, eficiência energética, Novos materiais, inteligência artificial, aprendizado de máquina, ciência de dados, nanomateriais. realidade virtual e realidade aumentada, modelagem e simulação virtual, dentre outras. Inovação em suas mais diversas formas – bens, serviços, processos, métodos, sistemas, produtos, dentre outros. Sustentabilidade econômica, ambiental, social, empresarial, dentre outras.