UMA TIMELINE
COLETIVA QUE
NÃO ACONTECE
SEM VOCÊ

50 anos com
muita participação…

Playlist Newton 50 anos

Todo mundo gosta de uma boa música, não é mesmo? Seja para dirigir, trabalhar ou praticar atividades físicas o som é sempre uma ótima companhia. Perguntamos nas nossas redes sociais quais as músicas não podem faltar na playlist da Newton.

Escute agora

Homenagem

O Centro Universitário Newton Paiva recebeu, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, uma solene homenagem pelo seu cinquentenário, completado em maio deste ano. O autor do requerimento foi o vereador Bruno Miranda, ex-aluno da instituição.

Saiba mais

Como você pode participar

Foi aluno da Newton e quer enviar os parabéns ou compartilhar alguma história com a gente? Entre em contato e seu vídeo pode aparecer nesta página da comemoração dos 50 anos da Newton!

saiba mais

Playlist Newton 50 anos

Todo mundo gosta de uma boa música, não é mesmo? Seja para dirigir, trabalhar ou praticar atividades físicas o som é sempre uma ótima companhia. Perguntamos nas nossas redes sociais quais as músicas não podem faltar na playlist da Newton.

Homenagem

O Centro Universitário Newton Paiva recebeu, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, uma solene homenagem pelo seu cinquentenário, completado em maio deste ano. O autor do requerimento foi o vereador Bruno Miranda, ex-aluno da instituição.

Como você pode participar?

Foi aluno da Newton e quer enviar os parabéns ou compartilhar alguma história com a gente? Entre em contato e seu vídeo pode aparecer nesta página da comemoração dos 50 anos da Newton!

Conheça algumas histórias de destaque nos 50 anos da Newton Paiva

ENVIE IMAGENS, VÍDEOS E CONTE SUA HISTÓRIA COM A
NEWTON PAIVA

ENVIE IMAGENS, VÍDEOS E CONTE SUA HISTÓRIA COM A NEWTON PAIVA

Faça seu Cadastro

5 + 5 =

50 anos e contando…

Em 2022 a Newton completa meio século de fundação. A instituição foi criada por pessoas que acreditam na educação como ferramenta de transformação e esse pensamento segue nos dias atuais.

Ao longo de sua história, a Newton fez parte da vida não só daqueles que realizaram o sonho de estudar e mudar a sua realidade, mas também de pessoas que foram auxiliadas nas clínicas de saúde, no Centro de Exercício Jurídico, dentre outras atividades e tiveram acesso a serviços de qualidade em ambientes altamente equipados.

Hoje, a Newton possui mais de 50 cursos de graduação, divididos nas modalidades presencial, FLEX e EAD, e mais de 100 cursos de pós-graduação, tanto presencial quanto à distância.

Atualmente, a operação da Newton se concentra em dois grandes complexos, o campus da saúde e o campus da Avenida Carlos Luz, que passou por uma grande obra de ampliação e modernização e abriga os cursos de exatas, direto e gestão.

Dois cursos, ainda ofertados pela Newton, também completam 50 anos em 2022: Ciências Contábeis e Pedagogia. O terceiro curso mais antigo, que ainda faz parte do portfólio da instituição, é o de psicologia que faz 49 anos. 

A experiência do Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira na área do ensino superior teve início em maio de 1970, quando foi lavrada e registrada a Ata de sua Constituição. A partir daquele instante, seus dirigentes vivenciaram todas as ações sequencialmente desenvolvidas com a finalidade de proporcionar crescimento e desenvolvimento adequados a uma instituição voltada para promover atividade educacional, compatível com os princípios da qualidade e da contemporaneidade.

1972

Os primeiros cursos pleiteados, de Pedagogia e Matemática, e Administração e Ciências Contábeis, refletem a preocupação do Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira de responder às expectativas no campo da formação de professores e no setor de gerência empresarial, para os quais eram reclamados profissionais qualificados.

As autorizações respectivas foram expedidas no início de 1972, ano de realização do primeiro vestibular, que marcou, efetivamente, o começo da atividade educacional do Instituto na linha de graduação de nível superior.

1979

Pós-graduação:

O Centro Universitário Newton Paiva oferece um Programa de Pós-graduação e Pesquisa voltado para cursos lato sensu de especialização, incluídos os chamados MBAs. O atual Programa de Pós-Graduação do Centro Universitário Newton Paiva teve início em 1979, os primeiros cursos foram desenvolvidos na área da Educação, ênfase em Docência no Ensino Superior, com o objetivo de aperfeiçoar seu próprio corpo docente.

1985

Em junho de 1985, mediante o Parecer CFE – 416/85, o Instituto recebeu, por transferência, as habilitações Administração Hospitalar e Comércio Exterior, e os cursos de Secretariado Executivo Bilíngue, Turismo e Tradutor e Intérprete, ministrados pelo Instituto Mineiro de Ciências Administrativas e Tecnológicas – IMCAT, mantido pela Organização Bandeirantes de Tecnologia e Cultura.

1997

Centro Universitário Newton Paiva

Ao atingir 25 anos de atividades, em reconhecimento à qualidade do ensino oferecido, as Faculdades Integradas Newton Paiva receberam do Conselho Nacional de Educação, em novembro de 1997, seu credenciamento como Centro Universitário e passam a se denominar Centro Universitário Newton Paiva.

No final dos anos 90 e início dos anos 2000, houve uma expansão na oferta de cursos de graduação. Passou-se de 15 cursos em 1997 para 22 cursos de graduação tradicional e tecnológica em 2002, com a criação de sete novos cursos o que representou um aumento da ordem de 46,6%.

No período de 2003 a 2007, o Centro Universitário Newton Paiva passou por uma progressiva expansão da oferta de cursos de graduação, com a ampliação de novas graduações.

2004

Ensino à distância

Em 2004, o Centro Universitário Newton Paiva, engajado na proposta de reformulação do ensino e educação, introduziu em suas políticas e diretrizes a modalidade de educação à distância, comprometendo-se com o processo de democratização e acesso à educação por intermédio dessa modalidade e seus multimeios tecnológicos.

Em 2006, esta instituição foi credenciada para oferta de cursos superiores à distância pela Portaria nº. 1.064 de 25/05/2006, pelo prazo de 5 anos.

2008

Grupo SPLICE

Em 2008, o grupo empresarial SPLICE, empresa paulista que tem sólidas bases fundadas na área da educação, além de outros segmentos econômicos, assume a direção e renova a responsabilidade não só de manter e elevar o nome do Centro Universitário Newton Paiva, como também os valores éticos, a missão e o compromisso com o conhecimento, que sempre pautaram o caminho da Instituição.

Apoiados em projetos pedagógicos modernos e flexíveis, e definidos a partir de uma criteriosa análise das necessidades e demandas educacionais regionais, os cursos criados e implantados no período atraíram e mantiveram uma clientela adequada, o que permite ao Centro Universitário Newton Paiva ostentar um desempenho acima das médias verificadas para o sistema nacional de ensino superior.

2011

Editora Newton

A Editora Newton Paiva passou a integrar em 2011 o Núcleo de Publicações Acadêmicas do Centro Universitário Newton Paiva, que tem por objetivo fomentar a produção acadêmica e oferecer à sociedade publicações de qualidade e mérito acadêmico, cultural e social. A Editora realiza a edição de livros acadêmicos, literários e técnicos, sobretudo, e-Books.

2019

Em 2019, a Newton tornou-se associada da ABEC – Associação Brasileira de Editores Científicos – que além de proporcionar aos professores-editores participação no “Programa para Capacitação em Publicação Científica”, também será o intermediário de convênio institucional com o Crossref  – uma organização sem fins lucrativos que existe para melhorar as comunicações acadêmicas a nível mundial.

2021

N Cursos

Em parceria com o Centro Universitário Facens, a Newton anunciou em 2021 o lançamento de uma plataforma conjunta de cursos de extensão, a N Cursos. Os interessados têm opções de aulas síncronas, assíncronas e até mesmo presenciais. Todos os cursos são de curta duração e com certificado das instituições de ensino.

     Pós EAD

Lançamento da Pós +Carreira EAD. Trata-se de um novo modelo de especialização, totalmente on-line, e com duração mais curta – um ano – de forma a oferecer condições mais acessíveis aos alunos. Além das mais de 80 opções de cursos nas áreas de negócios, tecnologia, educação, direito e saúde, são oferecidos certificados intermediários a cada três meses de curso.

Newton Carreiras

Além da formação acadêmica, a Newton se preocupa com a inserção de seus alunos no mercado de trabalho. Assim o Centro Universitário criou o Newton Carreiras, que é o principal canal de conexão do mercado com os melhores talentos universitários.

A Plataforma de Carreiras Newton foi desenvolvida para apoiar nossos alunos e ex-alunos no desenvolvimento de suas carreiras, tendo como parceiros empresas, ex-alunos e empreendedores.

Em que posso te ajudar?