Estrutura

Biblioteca

O conhecimento deve ser sempre compartilhado de forma eficiente e com qualidade! Por isso, nossas Bibliotecas estão equipadas e prontas para assessorar alunos e educadores com informações técnicas capazes de auxiliar suas decisões e atividades de ensino e pesquisa. Os acervos de todos os complexos estão interligados por meio do Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas Pergamum, o que possibilita fazer pesquisas, reservas, renovações e empréstimos em qualquer unidade da Newton.

A missão do Núcleo de Bibliotecas é organizar, recuperar e disseminar a informação, promovendo o desenvolvimento cultural dos usuários, por meio da utilização de tecnologias avançadas, da criação de espaços e formas de atuação e do atendimento rápido e eficiente. Isso facilita a educação formal e informal e estimula o crescimento profissional de seus colaboradores.

Para consulta ao acervo, reserva e renovação de empréstimo, acesse o sistema on-line da Biblioteca Pergamum Web. Para conferir nossos e-books, visite a Biblioteca Digital.

A missão do Núcleo de Bibliotecas é organizar, recuperar e disseminar a informação, promovendo o desenvolvimento cultural dos usuários, por meio da utilização de tecnologias avançadas, da criação de espaços e formas de atuação e do atendimento rápido e eficiente. Isso facilita a educação formal e informal e estimula o crescimento profissional de seus colaboradores.

 

Para consulta ao acervo, reserva e renovação de empréstimo, acesse o sistema online da Biblioteca Pergamum Web.  Para conferir nossos e-books, visite a Biblioteca Digital.

    FAQ

    1 - Como fazer a renovação do empréstimo de materiais da Biblioteca?

    Essa renovação poderá ser realizada no balcão de atendimento das bibliotecas (com o livro e carteira estudantil em mãos) ou nos terminais de consulta, pela internet no site: www.biblioteca.newtonpaiva.br (clicar em Meu Pergamum).

    2 - Como posso me inscrever na Biblioteca?

    Todos os professores, funcionários e alunos estão cadastrados automaticamente no sistema da biblioteca.

    3 - Como fazer reserva de um livro?

     

     

    Para realizar a reserva de um livro, basta acessar o sistema Pergamum, através dos terminais de consulta. Digite o título desejado e certifique-se de que todos os exemplares estão emprestados.

     

    Em seguida, clica na opção “reserva” e digite seu RA/Chapa e digite sua “Senha”.

     

    Lembre-se de acompanhar sua reserva, após o livro ficar disponibilizado, você terá apenas 24 horas para realizar o empréstimo.

     

    Após esse prazo o livro segue para o próximo da fila ou retorna para a estante.

    4 - Como serei avisado do vencimento do prazo do empréstimo?

    O Sistema Pergamum envia automaticamente aos usuários com e-mail cadastrado, um aviso de vencimento do prazo de empréstimo. O não recebimento desse aviso, não isenta os usuários das penalidades pelo atraso. Verifique sempre os prazos de vencimento das obras em seu poder, através do Sistema Pergamum acessando o site: www.biblioteca.newtonpaiva.br. (Clicar em Meu Pergamum)

    5 - É permitida a entrada com bolsa na Biblioteca?

    Não. Bolsas, pastas e sacolas deverão ser deixadas no guarda-volumes; o empréstimo de chave será mediante apresentação da carteirinha de estudante ou documento oficial com foto na entrada da Biblioteca.

    6 - Há penalidade pela não devolução da chave do guarda-volumes?

    Sim. A não devolução da chave implica em multa por atraso. A perda da chave implica em pagamento da segunda via da chave do guarda-volumes e o conserto da fechadura (valor cobrado pelo chaveiro).

    7 - Há penalidade pela não devolução de uma obra no prazo?

    Sim. Caso a devolução não seja efetuada em data ou horário estabelecido, o usuário pagará, para cada obra, multa por dia de atraso, inclusive sábados, domingos e feriados. Os valores cobrados estão afixados em local visível nas bibliotecas.

    8 - No caso de perda ou dano do material emprestado como fazer?

    Comunique a Biblioteca até a data do vencimento do prazo do empréstimo para que não ocorra a multa. O usuário ficará obrigado a repor em até quinze dias a obra pela edição mais recente no caso de livro ou material especial e a repor o próprio número, no caso de fascículo de periódico. Avisamos que enquanto não houver reposição da obra o usuário fica impossibilitado de realizar novo empréstimo.

    9 - O que é necessário para realizar o empréstimo?

    O empréstimo só será realizado mediante a apresentação da carteira estudantil da Newton ou de um documento oficial com foto.

    10 - O que pode ser emprestado, quantidade e qual o prazo de empréstimo?

    Pode ser emprestado todos os materiais disponíveis no acervo. O limite de volumes emprestados e os prazos de devolução variam de acordo com a categoria do usuário e do tipo de material. Alunos de graduação: 5 materiais por até 7 dias; Alunos de EAD: 5 materiais por até 15 dias. Alunos Pós-Graduação: 5 materiais por até 15 dias. Alunos PEP: 5 materiais por até 7 dias; Professores: 5 materiais por até 15 dias; Funcionários: 5 materiais por até 7 dias; Ex-Alunos (Programa Ex-New): 3 materiais por até 7 dias. Materiais de consulta local, referências, periódicos e normas, o prazo de empréstimo é por 3 horas, podendo ser renovados.

    11 - Tenho que pagar a multa se não receber o e-mail de aviso da devolução?

    Sim. O e-mail é um lembrete da data de devolução do material. O usuário não está isento do pagamento da multa em caso de não recebimento da mensagem, independente do motivo.

    12 - Posso fazer a devolução de um livro em um campus diferente daquele no qual eu fiz a locação?

    Sim, a devolução pode ser feita em qualquer Biblioteca da Newton Paiva. Os empréstimos de Consulta Local, preferencialmente, na biblioteca de origem do material.

    13 - Ex-aluno pode fazer empréstimo?
    Sim, mediante o cadastro de Ex-New em qualquer uma de nossas bibliotecas. Para tal, basta apresentar comprovante de residência atualizado e pagamento de taxa semestral de R$50,00. O ex-aluno pode pegar três livros em cada biblioteca, podendo fazer a renovação pelo site ou presencialmente na biblioteca.
    Lembrando que o Ex-New não possui acesso ao acervo virtual de livros e nem a rede wi-fi.”
    14 - Posso utilizar o espaço da biblioteca para estudar se não for aluno ou ex-aluno da Newton?

    Sim, o acesso é permitido mediante apresentação de documentação e cadastro na portaria da unidade.

    Em que posso te ajudar?