A Newton

CPA

A Comissão

O Centro Universitário Newton Paiva entende que o melhor medidor do seu compromisso social é a qualidade com que desenvolve e presta seus serviços educacionais. Uma qualidade que diz respeito ao desempenho da tríplice função da academia: ensino, pesquisa e extensão.

Em função desse compromisso, a Newton deu início ao seu processo de autoavaliação institucional, seguindo os parâmetros do Programa de Avaliação das Universidades Brasileiras – PAIUB em novembro de 1998, com a implementação da Comissão Permanente de Avaliação Institucional – COMPAI.

Atualmente, o órgão que desenvolve a autoavaliação institucional é a Coordenadoria de Avaliação Institucional, em parceria com a Comissão Própria de Avaliação – CPA.

A CPA é responsável pela autoavaliação institucional na Newton e tem como funções principais aprovar as políticas e as diretrizes para a autoavaliação da Instituição, sistematizar e coordenar os processos de avaliação interna e, sobretudo, prestar informações solicitadas pelo MEC/Inep e CONAES. Isso, a partir das diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação Institucional – SINAES, instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

A partir do SINAES, o Centro Universitário Newton Paiva se propôs a uma nova reflexão sobre o processo de avaliação institucional. Esse Sistema está ancorado numa concepção de avaliação mais comprometida com a realidade educacional e, consequentemente, com a melhoria da qualidade e da relevância das atividades acadêmicas desenvolvidas pelas IES.

Desta forma e, em conformidade com suas atribuições, a CPA promove três tipos de avaliação que são direcionadas à comunidade acadêmica: Avaliação Institucional, Avaliação dos Cursos e Avaliação Acadêmica, envolvendo os segmentos discente, docente e técnicos administrativos.

Avaliações

A Avaliação Institucional, de Cursos e Acadêmica é uma forma da Newton avaliar todo o relacionamento que tem com os segmentos envolvidos (docente, discente e técnico-administrativo). Por meio das enquetes de pesquisa publicadas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, o público participante responde sobre os temas: Assuntos acadêmicos, Comunicação Institucional, Infraestrutura e Políticas de Gestão. As respostas ajudam a identificar os pontos de fragilidade em que devemos aperfeiçoar no sentido de promover uma IES melhor para todos nós. Para medir o nível de concordância, é empregada uma escala do tipo Likert de (5,0) pontos.

Já, para mensurar o número de usuários que recomendam os serviços prestados pela IES, como já dito, foi acrescentado o indicador de performance NPS, que é uma metodologia criada em 2003 pela Bain & Company, para mensurar o quão bem as empresas estão lidando com seus clientes ou pessoas com as quais interage. O NPS é calculado de forma simples, com notas baseadas em 03 públicos: “detratores”, ‘neutros” e “promotores”.

Matematicamente, é calculado com a diferença entre a porcentagem de promotores e detratores. O resultado do NPS não é expresso como uma porcentage, mas como um número absoluto situado entre (100 e +100). Após a atribuição anota, abre-se, ainda, uma janela para comentários e o respondente tem a oportunidade de expressar a razão e/ou motivos que o conduziram à resposta.

Para alcançar um score final de desempenho com esses dois indicadores (Média Ponderada + NPS), a Mantenedora formulou e admitiu um novo indicador de performance denominado: AIA – Avaliação Institucional Acadêmica, que é calculado a partir da fórmula:

Resultado da Autoavaliação

Composição

A composição da CPA é formada por representantes de vários setores da Newton, como: professores e alunos, técnicos administrativos e, também, um membro da sociedade civil.

 

Membro

Representatividade
Glaucia Correa de Melo Coordenadora da CPA

Representantes do Corpo Docente

Antônio Carlos de Almeida Gouveia Filho Educação a Distância
Douglerson Santos Direito
Danilo Chagas Vasconcelos Saúde
Rogerio José de Lacerda Junior Engenharias

Suplente

Francisco José Salvador Paixão Docente da área de Gestão

Representantes do Corpo Técnico Administrativo

Priscila Luciana de Souza Laboratórios
Karina Santos Ribas Educação a Distância
Sandra Mara Vieira Barbosa S. Lima Gestora de Campus
Ana Cristina Gontijo da Silva Representante de Regulação Acadêmica

Suplentes

Marley Marques Zeferino Representante NAPp
Thamara Rago de Oliveira Gestor de Campus

Representantes do Corpo Discentes

Isabela Cristina Figueiredo da Silva Representante de Exatas
Ricardo Luiz Perdigão Representante de Humanas e Direito
Julyet Moreira de Oliveira Representante da Saúde
Amanda Susy de Oliveira de Moura Lima Representante da Saúde

Representante da Sociedade Civil

Silvana de Araújo Marques Braga Sociedade Civil

 

Melhorias implementadas

• Revista Eletrônica do Curso de Direito – estrato Qualis B1 da CAPES.

• Revista Exatamente Newton, destinada à publicação de periódicos e trabalhos científicos dos alunos e professores das Ciências Exatas.

• Lançamento da Plataforma de Carreiras Newton para oferta de oportunidades de estágio, emprego e gestão de carreira dos alunos.

• Adequação dos atendimentos da Consultoria de Carreiras para o formato remoto.

• Atendimento remoto oferecido de forma personalizada aos alunos e professores pelo NAPp – Núcleo de Apoio Psicopedagógico

• Capacitação e amparo tecnológico para os professores atuarem no formato remoto.

• Os caminhos para acesso ao acervo digital bibliográfico foram reforçados por meio dos canais interativos de comunicação com as comunidades.

• Foram reforçadas as iniciativas de uso da biblioteca virtual, sendo inserido e destacado na página da biblioteca, o link de acesso à plataforma CANVAS.

• Melhoria das condições da infraestrutura física e digital para atendimento as pessoas com deficiência.

• Ampliação do canal: Conexão Docente com eventos acadêmicos e palestras 100% virtuais.

• Ampliação das políticas de responsabilidade social.

• Melhor integração entre os setores de trabalho para ganho de produtividade no trabalho remoto.

Melhorias implementadas (EAD)

• Implementação do SGP – Sistema de Gestão de Provas

• Ampliação dos eventos acadêmicos virtuais

• Projeto Início Perfeito, com implantação do Start Newton

• Aulas virtuais distribuídas por unidades de aprendizagem

• Espaço de armazenamento virtual das aulas gravadas.

• Melhor interface entre a Biblioteca virtual e AVA (CANVAS)

• Ampliação dos fóruns de discussão (conteúdo e operacional)

• Ampliação do período para realização das avaliações online.

• Aplicação de provas online com segurança digital

• Criação do CHAT para dúvidas administrativas/financeiras

Depoimentos dos alunos

“É meu primeiro curso na Newton. Estou impressionada pela qualidade, pela organização e atenção para com o aluno”.

“Escolhi a Newton por ser uma faculdade de conceito e pelo fato da atenção dos professores, tutores e especialmente coordenadores.”

“Gostaria de elogiar a postura da Newton em relação as mudanças que foram necessárias devido ao COVID-19.”

“Amo a faculdade, muito organizada e está sempre pronta para atender os alunos”.

“Estou muito satisfeito com a Instituição, feliz por estar realizando um sonho de ter um curso superior e com essa estrutura fantástica que a Newton no proporciona.”

“Reconheço e parabenizo a instituição pelos esforços realizados com o objetivo de continuar o trabalho educacional.”

“É muito gratificante ver que, mesmo a distância, os professores conseguem transmitir o seu conhecimento de forma clara e coesa aos alunos.”

“Os Professores são incríveis, cheios de conhecimentos, e nos incentiva a estudar e aprofundar em busca de conhecimento.”

“Agradeço aos professores pela força e pela dedicação.”

“Gosto de estudar online, é um aprendizado bastante eficiente e com ensino nota 10”.

“Tem sido muito fácil e prático estudar no ambiente virtual.”

“A faculdade superou positivamente minhas expectativas. O sistema online para ministração das aulas é muito bom e TODOS os professores vieram muito bem treinados!”

“Sobre as aulas on-line, não tenho nada a reclamar, muito pelo contrário, o esquema está sendo ótimo!”

“Aula excepcional, professor brilhante, com um vasto conhecimento e ótimo desempenho na ministração das aulas.”

“Excelentes professores. Ótima didática pra ensinar e nos leva a prática através de exercícios e debates.”

“Faz um desafio como TCC se tornar algo prazeroso. Professores extremamente atenciosos e presentes.”

“Professores competentes e dedicados. Muito bom!”

“Super Indico a Newton para amigos e familiares. Gratidão.”

“Amei as suas aulas, consegui entender com clareza graças as suas técnicas de ensino. Muito obrigada!”

“Excelente professora e coordenadora! Agrega muito para o conhecimento é extremamente atenciosa e preocupada com seus alunos.”

“Aulas dinâmicas, muitos materiais complementares atuais e ótimo ensino.”

Fale com a CPA:

Em que posso te ajudar?