A Newton
CPA
A Comissão
O Centro Universitário Newton Paiva entende que o melhor medidor do seu compromisso social é a qualidade com que desenvolve e presta seus serviços educacionais. Uma qualidade que diz respeito ao desempenho da tríplice função da academia: ensino, pesquisa e extensão.
Em função desse compromisso, a Newton deu início ao seu processo de autoavaliação institucional, seguindo os parâmetros do Programa de Avaliação das Universidades Brasileiras – PAIUB em novembro de 1998, com a implementação da Comissão Permanente de Avaliação Institucional – COMPAI.
Atualmente, o órgão que desenvolve a autoavaliação institucional é a Coordenadoria de Avaliação Institucional, em parceria com a Comissão Própria de Avaliação – CPA.
A CPA é responsável pela autoavaliação institucional na Newton e tem como funções principais aprovar as políticas e as diretrizes para a autoavaliação da Instituição, sistematizar e coordenar os processos de avaliação interna e, sobretudo, prestar informações solicitadas pelo MEC/Inep e CONAES. Isso, a partir das diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação Institucional – SINAES, instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.
A partir do SINAES, o Centro Universitário Newton Paiva se propôs a uma nova reflexão sobre o processo de avaliação institucional. Esse Sistema está ancorado numa concepção de avaliação mais comprometida com a realidade educacional e, consequentemente, com a melhoria da qualidade e da relevância das atividades acadêmicas desenvolvidas pelas IES.
Desta forma e, em conformidade com suas atribuições, a CPA promove três tipos de avaliação que são direcionadas à comunidade acadêmica: Avaliação Institucional, Avaliação dos Cursos e Avaliação Acadêmica, envolvendo os segmentos discente, docente e técnicos administrativos.
Avaliações
A Avaliação Institucional, de Cursos e Acadêmica é uma forma da Newton avaliar todo o relacionamento que tem com os segmentos envolvidos (docente, discente e técnico-administrativo). Por meio das enquetes de pesquisa publicadas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, o público participante responde sobre os temas: Assuntos acadêmicos, Comunicação Institucional, Infraestrutura e Políticas de Gestão. As respostas ajudam a identificar os pontos de fragilidade em que devemos aperfeiçoar no sentido de promover uma IES melhor para todos nós. Para medir o nível de concordância, é empregada uma escala do tipo Likert de (5,0) pontos.
Já, para mensurar o número de usuários que recomendam os serviços prestados pela IES, como já dito, foi acrescentado o indicador de performance NPS, que é uma metodologia criada em 2003 pela Bain & Company, para mensurar o quão bem as empresas estão lidando com seus clientes ou pessoas com as quais interage. O NPS é calculado de forma simples, com notas baseadas em 03 públicos: “detratores”, ‘neutros” e “promotores”.
Matematicamente, é calculado com a diferença entre a porcentagem de promotores e detratores. O resultado do NPS não é expresso como uma porcentage, mas como um número absoluto situado entre (100 e +100). Após a atribuição anota, abre-se, ainda, uma janela para comentários e o respondente tem a oportunidade de expressar a razão e/ou motivos que o conduziram à resposta.
Para alcançar um score final de desempenho com esses dois indicadores (Média Ponderada + NPS), a Mantenedora formulou e admitiu um novo indicador de performance denominado: AIA – Avaliação Institucional Acadêmica, que é calculado a partir da fórmula:
Resultado da Autoavaliação
Composição
A composição da CPA é formada por representantes de vários setores da Newton, como: professores e alunos, técnicos administrativos e, também, um membro da sociedade civil.
Membro |
Representatividade |
Glaucia Correa de Melo | Coordenadora da CPA |
Representantes do Corpo Docente |
|
Antônio Carlos de Almeida Gouveia Filho | Educação a Distância |
Douglerson Santos | Direito |
Danilo Chagas Vasconcelos | Saúde |
Rogerio José de Lacerda Junior | Engenharias |
Suplente |
|
Francisco José Salvador Paixão | Docente da área de Gestão |
Representantes do Corpo Técnico Administrativo |
|
Priscila Luciana de Souza | Laboratórios |
Dayane Ketelin Cardoso de Oliveira | EAD Gestão de Qualidade |
Sandra Mara Vieira Barbosa S. Lima | Gestora de Campus |
Ana Cristina Gontijo da Silva | Representante de Regulação Acadêmica |
Suplentes |
|
Marley Marques Zeferino | Representante NAPp |
Thamara Rago de Oliveira | Gestor de Campus |
Representantes do Corpo Discentes |
|
Isabela Cristina Figueiredo da Silva | Representante de Exatas |
Ricardo Luiz Perdigão | Representante de Humanas e Direito |
Julyet Moreira de Oliveira | Representante da Saúde |
Ricardo Eduardo de Souza Lima | Representante da Saúde |
Representante da Sociedade Civil |
|
Amanda Susy de Oliveira de Moura Lima |
Sociedade Civil |
Melhorias implementadas
• Revista Eletrônica do Curso de Direito – estrato Qualis B1 da CAPES.
• Revista Exatamente Newton, destinada à publicação de periódicos e trabalhos científicos dos alunos e professores das Ciências Exatas.
• Lançamento da Plataforma de Carreiras Newton para oferta de oportunidades de estágio, emprego e gestão de carreira dos alunos.
• Adequação dos atendimentos da Consultoria de Carreiras para o formato remoto.
• Atendimento remoto oferecido de forma personalizada aos alunos e professores pelo NAPp – Núcleo de Apoio Psicopedagógico
• Capacitação e amparo tecnológico para os professores atuarem no formato remoto.
• Os caminhos para acesso ao acervo digital bibliográfico foram reforçados por meio dos canais interativos de comunicação com as comunidades.
• Foram reforçadas as iniciativas de uso da biblioteca virtual, sendo inserido e destacado na página da biblioteca, o link de acesso à plataforma CANVAS.
• Melhoria das condições da infraestrutura física e digital para atendimento as pessoas com deficiência.
• Ampliação do canal: Conexão Docente com eventos acadêmicos e palestras 100% virtuais.
• Ampliação das políticas de responsabilidade social.
• Melhor integração entre os setores de trabalho para ganho de produtividade no trabalho remoto.
Melhorias implementadas (EAD)
• Implementação do SGP – Sistema de Gestão de Provas
• Ampliação dos eventos acadêmicos virtuais
• Projeto Início Perfeito, com implantação do Start Newton
• Aulas virtuais distribuídas por unidades de aprendizagem
• Espaço de armazenamento virtual das aulas gravadas.
• Melhor interface entre a Biblioteca virtual e AVA (CANVAS)
• Ampliação dos fóruns de discussão (conteúdo e operacional)
• Ampliação do período para realização das avaliações online.
• Aplicação de provas online com segurança digital
• Criação do CHAT para dúvidas administrativas/financeiras
Depoimentos dos alunos
“É meu primeiro curso na Newton. Estou impressionada pela qualidade, pela organização e atenção para com o aluno”.
“Escolhi a Newton por ser uma faculdade de conceito e pelo fato da atenção dos professores, tutores e especialmente coordenadores.”
“Gostaria de elogiar a postura da Newton em relação as mudanças que foram necessárias devido ao COVID-19.”
“Amo a faculdade, muito organizada e está sempre pronta para atender os alunos”.
“Estou muito satisfeito com a Instituição, feliz por estar realizando um sonho de ter um curso superior e com essa estrutura fantástica que a Newton no proporciona.”
“Reconheço e parabenizo a instituição pelos esforços realizados com o objetivo de continuar o trabalho educacional.”
“É muito gratificante ver que, mesmo a distância, os professores conseguem transmitir o seu conhecimento de forma clara e coesa aos alunos.”
“Os Professores são incríveis, cheios de conhecimentos, e nos incentiva a estudar e aprofundar em busca de conhecimento.”
“Agradeço aos professores pela força e pela dedicação.”
“Gosto de estudar online, é um aprendizado bastante eficiente e com ensino nota 10”.
“Tem sido muito fácil e prático estudar no ambiente virtual.”
“A faculdade superou positivamente minhas expectativas. O sistema online para ministração das aulas é muito bom e TODOS os professores vieram muito bem treinados!”
“Sobre as aulas on-line, não tenho nada a reclamar, muito pelo contrário, o esquema está sendo ótimo!”
“Aula excepcional, professor brilhante, com um vasto conhecimento e ótimo desempenho na ministração das aulas.”
“Excelentes professores. Ótima didática pra ensinar e nos leva a prática através de exercícios e debates.”
“Faz um desafio como TCC se tornar algo prazeroso. Professores extremamente atenciosos e presentes.”
“Professores competentes e dedicados. Muito bom!”
“Super Indico a Newton para amigos e familiares. Gratidão.”
“Amei as suas aulas, consegui entender com clareza graças as suas técnicas de ensino. Muito obrigada!”
“Excelente professora e coordenadora! Agrega muito para o conhecimento é extremamente atenciosa e preocupada com seus alunos.”
“Aulas dinâmicas, muitos materiais complementares atuais e ótimo ensino.”
Fale com a CPA:
E-mail: cpa@newtonpaiva.br