Estrutura

Pesquisa, Extensão e Inovação

 

Linha de Pesquisa 

III. Saúde Única

Nome do Grupo 

GEPZOON Grupo de Estudos e Pesquisa em Zoonoses e Saúde Única da Newton

Descrição do Grupo 

O projeto guarda-chuva do GEPZOON tem como escopo a geração de informações socioepidemiológicos, clínicas e laboratoriais sobre zoonoses direcionadas à Saúde Única, para fins de sensibilização da comunidade acadêmica em geral e extra-muros sobre a relevância dessa temática. O grupo se divide em subgrupos de trabalho. Encontram-se vigentes estudos epidemiológicos sobre importantes zoonoses que têm as espécies domésticas como agentes transmissores: toxoplasmose, esporotricose, raiva, e como perspectiva futura, a leishmaniose, dengue e a leptospirose. Desde 2021, encontram-se em andamento as pesquisas epidemiológicas (conhecimento prévio sobre as zoonoses, hábitos e dados comportamentais) e de profilaxia (histórico sorológico e vacinal) envolvendo gatos e cães atendidos Clínica-Escola de Medicina Veterinária da Newton associados ao estudo de fatores de risco de infecção para seus tutores (saúde humana) e profissionais da saúde. Recentemente, ampliou-se o estudo como animais de grande porte (raiva equina). Assim, espera-se que conhecimento gerado possibilite conscientização e redução de riscos de manutenção e disseminação das zoonoses.

Professores responsáveis 

Roberta Dias Rodrigues Rocha
roberta.rocha@newtonpaiva.br http://lattes.cnpq.br/2502975327477453\

Ronize Andréia Ferreira
ronize.ferreira@newtonpaiva.br http://lattes.cnpq.br/0020677298488540

 

 

Linha de Pesquisa 

V. Ética e sociedade

Nome do Grupo 

GepForum Grupo de ensino e Pesquisa em Direito da Saúde

Descrição do Grupo 

O GepForum tem por diretrizes desenvolver estudos e pesquisas transdisciplinares, envolvendo docentes e discentes de variados cursos das áreas da Saúde e Ciências Sociais. Destacam-se as temáticas: 1) Judicialização da Saúde; 2) Biodireito (Microbioética, Midibioética e Macrobioética); 3) Medicina e Odontologia Forense;

4) Responsabilidade Civil Profissional; 5) Direito à garantia do príncipio da Integralidade. Propõe-se, potencializar o pensamento crítico e reflexivo e produzir conhecimento científico que permita subsidiar intervenções na sociedade com a intenção de garantir o pleno direito à integralidade do cuidado à saúde. A proposta

de um espaço de diálogo pautado pelos princípios humanísticos e éticos, pela valorização da dignidade da pessoa humana e preocupação com garantias individuais e coletivas, certamente, impacta na formação dos profissionais objetivo basilar do GepForum.

Com o propósito de possibilitar o desenvolvimento de Estudos e Pesquisas transdisciplinares, o grupo GepForum visa incentivar o diálogo entre as áreas da Saúde e do Direito tendo, como escopo, temas afins. A partir desse objetivo geral, diferentes linhas de abordagem surgem, potencializando a verticalização do estudo e pesquisa, além de incentivar diversos núcleos de debates e discussões. Em comum, cada linha de abordagem pauta-se pela análise ético-jurídica, tendo como alicerce o estímulo ao pensamento crítico-reflexivo baseado em princípios humanísticos, bem como na valorização da dignidade da pessoa humana e na preocupação com o atendimento às necessidades individuais e coletivas. Assim, garante-se que todas as diferentes abordagens do grupo estejam alinhadas ao projeto central permitindo uma interligação, não apenas temática, mas também funcional.

A proposta do Grupo de Pesquisa vem de encontro com as recentes pesquisas que envolvem produção de propriedade intelectual, artigos cientifico, capítulos de livro com ISBN, resumos em Revistas científicas , participação de congressos, criação de software. O projeto visa levantar a bibliografia recente e propor estudos na área de forma a incentivar a pesquisa científica nos discentes e produzir material para publicações dos trabalhos resultantes.

A proposta, tendo como objetivo principal fortalecer a produção científica coletiva e a interdisciplinaridade, justifica-se no sentido de que irá fomentar as linhas de pesquisa da instituição e poderá se desdobrar em outros projetos, tanto na área da saúde quanto nas áreas de engenharia, direito podendo, ainda, se relacionar com outros grupos de pesquisa e projetos de extensão. Os discentes envolvidos e selecionados por meio deste edital irão trabalhar diretamente com este grupo de pesquisa, de acordo com  cronograma de atividades proposto pela coordenadora.

Professores responsáveis 

Graziella Trindade Clemente
gtc.prof@newtonpaiva.br
http://lattes.cnpq.br/3260788004044527

Douglerson Santos
douglersonsantos.prof@newtonpaiva.br http://lattes.cnpq.br/6368302776063696

 

 

Linha de Pesquisa 

VII. Educação, cultura, diversidade e linguagens

Nome do Grupo 

GIPSO – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Social – Produção de Subjetividade, Políticas Públicas e Movimentos Sociais

Descrição do Grupo 

O Grupo Interdisciplinar em Pesquisa Social tem um enfoque interdisciplinar na realização de pesquisas sociais com viés qualitativo. Em conformidade com os objetivos sustentáveis com os quais o grupo de pesquisa está relacionado, as pesquisas do grupo visam ampliar o conhecimento da sociedade em relação aos aspectos direcionados aos direitos humanos, entendendo que a ciência deve corroborar com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Diante disso, a relevância do escopo do grupo de pesquisa se apresenta por si só quando se coloca como uma ferramenta de transformação social. Estuda a produção de subjetividade na interface com as políticas públicas e os movimentos sociais, com o objetivo de problematizar as práticas nas áreas da saúde, das ciências sociais, entre outras. Explora a dimensão interseccional, com foco nos marcadores sociais de gênero, sexualidade, classe e raça, visibilizando elementos das relações sociais. As pesquisas na linha buscam construir possibilidades de (re)existência em contextos e vivências dialógicas de afirmação de coletividade e de diferença. Dentro desse contexto, as pesquisas utilizam metodologias que apostam na participação e na intervenção (pesquisas qualitativas, pesquisas participativas e pesquisas intervenção).

Professores responsáveis 

Yáskara Arrial Palma
yaskara.palma@newtonpaiva.br
http://lattes.cnpq.br/9810369778404666

Karine de Arimatéia
karine.arimateia@newtonpaiva.br http://lattes.cnpq.br/1138746142587052

 

 

Linha de Pesquisa 

VIII. Empreendedorismo, negócios e gestão

Nome do Grupo 

GEPAM A gestão de pessoas e o assédio moral

Descrição do Grupo 

O grupo Gepam- Grupo de Estudos e Pesquisas em Assédio Moral-, já constituído há mais de um ano, tem o objetivo de identificar, por meio do diálogo entre Direito e a Psicologia Organizacional e do Trabalho, fatores que devem ser trabalhados na gestão de pessoas, de forma a extinguir o assédio moral e promover um ambiente empresarial saudável.

O projeto maior tem foco na temática do assédio moral no ambiente laboral, com o pensamento de contribuir com a sociedade, tendo embasamento o exercício dos direitos humanos, ressaltando os objetivos do desenvolvimento sustentável. Logo, busca ampliar a dimensão do entender o assédio moral em diferentes perspectivas na sociedade e buscar trazer meios, utilizando de análise das práticas de gestão, bem como contribuir com novos recursos metodológicos, que visem a sensibilizar e ajudar as pessoas a tomarem consciência da tamanha violência praticada no ato de assédio. Ressalta-se que esta contribuição pode proporcionar gestores, líderes organizacionais, profissionais de recursos humanos e da justiça, assediadores e vítimas de assédio a preocuparem mais com a saúde e bem-estar da humanidade, em prol de atitudes humanizadas, nos diferentes âmbitos da sociedade. Destaca-se o fator interdisciplinar, pois o estudo abrange vários setores da sociedade e precisa ser pensado em caráter dialógico. O grupo foca o Direito, Psicologia e Administração.

Hoje, o grupo conta com as seguintes áreas de pesquisa:

  • Assédio moral e Gestão de Pessoas;
  • Assédio moral, Direito, Cinema e Tecnologia;
  • Assédio moral e direitos humanos: idoso e criança;
  • Assédio moral: educação, tecnologia e direitos humanos.
Professores responsáveis 

Hugo Rios Bretas
hugo.bretas@newtonpaiva.br
http://lattes.cnpq.br/9185465103083825

Juliana Oliveira Braga
juliana.braga@newtonpaiva.br http://lattes.cnpq.br/8500221434474231

 

 

Linha de Pesquisa 

IX. Indústria e infraestrutura

Nome do Grupo 

GMAC Grupo de Modelagem, Automação e Controle

Descrição do Grupo 

O GMAC é um grupo multidisciplinar que desenvolve pesquisa básica e avançada em análise, modelagem e controle de sistemas. A atuação do grupo ocorre principalmente nas áreas de Engenharia Elétrica, Química, Mecânica, Controle e Computação. O grupo interage com outras equipes desenvolvendo parcerias, cooperação e troca de conhecimentos, expandindo a área de atuação que engloba a modelagem e controle de sistema biológico, sistemas químicos, de sistema de energia, geração distribuída, sistemas industriais entre outros.

Professores responsáveis 

Alípio Monteiro Barbosa
alipio.barbosa@newtonpaiva.br
http://lattes.cnpq.br/9307673772875140

Fernando Cabral Lage
fernando.lage@newtonpaiva.br
http://lattes.cnpq.br/3639739075378055

 

 

Linha de Pesquisa 

VII. Educação, cultura, diversidade e linguagens

Nome do Grupo 

GPEIN Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Inovação e Negócios

Descrição do Grupo 

O GPEIN Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Inovação e Negócios tem como objetivo principal explorar e promover a inovação em negócios, com um enfoque específico na qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas e na avaliação da reputação digital. O grupo buscará entender como a inovação pode ser aplicada para aprimorar a qualidade dos serviços, bem como fortalecer e gerenciar a reputação online das organizações. O GPEIN adotará uma abordagem prática e colaborativa, incentivando a participação ativa dos membros. As reuniões incluem discussões de artigos acadêmicos, estudos de caso, apresentações de especialistas convidados e sessões práticas para aplicação de conceitos aprendidos.

O grupo será composto por profissionais e estudiosos interessados em inovação, qualidade nos serviços e gestão de reputação digital. São bemvindos membros de diversas áreas, como marketing, tecnologia, gestão empresarial e serviços ao cliente. Destaca-se ainda, que todos os profissionais envolvidos na prestação de algum serviço dentro do portfólio dos serviços oferecidos pela Newton a socidade estará convidado a participar do GPEIN, grantindo assim, o desenvolvimento de inúmeras pesquisas com vistas a garantir uma maior qualidade nos serviços e entender quais são as práticas existosas que poderão ser compartilhadas entre todos.

Espera-se que o GPEIN promova uma compreensão mais profunda de como a inovação pode ser aplicada de maneira eficaz para melhorar a qualidade dos serviços e fortalecer a reputação digital, contribuindo assim para o sucesso sustentável das organizações no cenário empresarial atual.

Professores responsáveis 

Johny Henrique Magalhães Casado
johny.casado@newtonpaiva.br
http://lattes.cnpq.br/9738015571815808

Ruy Barbosa Figueiredo Júnior
ruyfigueiredo.prof@newtonpaiva.br
https://lattes.cnpq.br/5507424330414369

 

Em que posso te ajudar?