Estrutura
Pesquisa, Extensão e Inovação
Linha de Pesquisa |
I. Saúde mental, neurociências e processos psíquicos |
Nome do Grupo |
Projeto de extensão: Avaliação, Intervenção e Diagnóstico Psicológico |
Descrição do Grupo |
Atualmente, o Laboratório de Avaliação Psicológica (LAPSI), em parceria com a clínica escola de Psicologia, tem como objetivo oferecer Avaliação Psicológica especializada, a indivíduos que enfrentam dificuldades de acesso devido a barreiras financeiras, geográficas ou de conhecimento. Além disso, este projeto visa capacitar e envolver alunos da graduação e ex-alunos, atualmente psicólogos voluntários, em um ambiente prático para desenvolver habilidades clínicas, éticas e terapêuticas sob a supervisão da professora e psicóloga responsável pelo projeto. A partir disso, promover a conscientização e educar a comunidade sobre a importância da saúde mental, do diagnóstico precoce e do tratamento psicológico, visando diminuir estigmas e aumentar o entendimento. |
Professores responsáveis |
Mônica Freitas Ferreira Novaes |
Linha de Pesquisa |
II. Integralidade do cuidado em saúde e reabilitação |
Nome do Grupo |
Projeto de extensão: Clínica de bebês |
Descrição do Grupo |
Os problemas que hábitos de higiene e dieta inadequados causam na saúde bucal de crianças são geralmente prevenidos quando os pais ou responsáveis recebem informações adequadas nos primeiros meses de vida. O objetivo desta atividade extensionista é realizar atendimento clínico odontológico à crianças na faixa etária de 0 a 48 meses por alunos de 7o a 10o períodos do curso de Odontologia e orientar os pais/responsáveis pelas crianças. Neste contexto, a prática de um atendimento odontológico para crianças de idade precoce possibilita ao aluno uma vivência diferente da graduação, praticando atividades clínicas características da especialidade Odontopediatria. |
Professores responsáveis |
Lívia Fulgênico Libânio |
Linha de Pesquisa |
II. Integralidade do cuidado em saúde e reabilitação |
Nome do Grupo |
Projeto de extensão: DTM em foco: conscientização e assistência |
Descrição do Grupo |
A DTM tem sido considerada um importante problema de saúde pública devido à sua alta prevalência. Entretanto, a maioria dos municípios no Brasil não possui especialista em DTM e DOF, o que contribui para a dificuldade de acesso dos usuários para o diagnóstico e tratamento adequados. Dessa forma, o projeto se propõe a desenvolver ações como atendimento de pacientes na Clínica-escola da Newton, capacitação dos alunos de graduação em odontologia da Newton para a assistência, promoção de educação nos postos de saúde parceiros e a geração de informações para produção de conhecimento científico. Com isto, um número maior de pacientes será atendido, mais profissionais estarão capacitados para a assistência com enfoque na atenção primária e mais informações sobre o cuidado em DTM serão geradas. |
Professores responsáveis |
Roberto Brígido de Nazareth Pedras |
Linha de Pesquisa |
II. Integralidade do cuidado em saúde e reabilitação |
Nome do Grupo |
Projeto de Extensão: Acolher & Empoderar: Populações em situação de Vulnerabilidade. |
Descrição do Grupo |
– Linha de atuação: Integralidade do cuidado em saúde e reabilitação. |
Professores responsáveis |
Thiago Gomes Gontijo |
Linha de Pesquisa |
II. Integralidade do cuidado em saúde e reabilitação |
Nome do Grupo |
Programa de extensão: Apoio a mulheres vítimas de agressão |
Descrição do Grupo |
O programa oferecerá apoio e suporte à mulheres vítimas de agressão de forma integral nas clínicas de saúde do Centro Universitário Newton Paiva, por meio de alunos selecionados exclusivamente para o programa e de disciplinas extensionistas. Fazem parte desse programa: tratamento odontológico para vítimas que sofreram fratura de seus dentes e demais necessidades de tratamento odontológico, promovendo tanto o restabelecimento funcional, quanto estético; suporte psicológico às vítimas por meio de grupos terapêuticos; medicação fitoterápica; acompanhamento fisioterápico para as vítimas com sequelas físicas; orientação e apoio jurídico; palestras educionais sobre gênero, violência e emancipação feminina; “dia de beleza” e relaxamento para recuperação da auto-estima e valorização dessas mulheres. |
Professores responsáveis |
Laís Sant’ Ana Munari Tânia Azevedo Garcia |
Linha de Pesquisa |
III. Saúde única |
Nome do Grupo |
Programa de extensão: InformaCão: expandindo horizontes para uma abordagem em saúde única |
Descrição do Grupo |
O programa informaCão se divide em 5 frentes de atuação: 1 – Levantamento zooepidemiológico de zoonoses. – O levantamento acontecerá semanalmente junto à Clínica/Escola de veterinária da Newton, durante os atendimentos de animais de tutores de baixa renda comprovada, em parceria com o projeto de extensão Nvet. Os dados levantados comporão relatório que será devidamente entregue à regional Oeste da PBH, no intuito de servir como ferramenta auxiliar no controle das zoonoses. 2 – Elaboração de cadeiras de rodas ou próteses para animais deficientes físicos. – Contará com a colaboração do curso de Engenharia para a diversificação do modelo atual de cadeira de rodas, a digitalização de um modelo na plataforma 3D e impressão da mesma (utilizando o FABLAB), para facilitar a produção futura da mesma. 3 – Atendimento social, aos cães de tutores de baixa renda comprovada
4 – Terapia Assistida com Animais (TAA)
5- Fisioterapia Assistida por Animais (FAA) – Acontecerá em colaboração com os professores do curso de Fisioterapia. A proposta consiste em efetuar a terapia inserida no contexto da reabilitação fisioterapêutica. |
Professores responsáveis |
Paula Mota Vasconcelos Stephanie Karoline Perereira Passos sthephanie.passos@newtonpaiva.br |
Linha de Pesquisa |
III. Saúde única |
Nome do Grupo |
Ações Educativas sobre as Boas Práticas de Fabricação de alimentos em açougues |
Descrição do Grupo |
O projeto de extensão será realizado na Comunidade das Pedras, com seleção de 10 (dez) açougues/ casa de carnes selecionadas para participar do projeto. A primeira etapa será a seleção dos empreendimentos, será realizada uma visita inicial aos estabelecimentos descrevendo o projeto e os benefícios aos manipuladores, aos proprietários e a população que utiliza o empreendimento. Após a aceitação da participação, será lavrado um termo de compromisso. A segunda etapa será o treinamento dos alunos envolvidos sobre Boas Práticas de Manipulação e cuidados com alimentos, bem como sobre as legislações vigentes. A terceira etapa constará do desenvolvimento de uma lista de verificações (check-list) baseado na RDC n°216 de 15/09/04 que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas de serviços de alimentação. E posteriormente a aplicação do check list nos empreendimentos. A quarta etapa será realizada um compilado dos dados provenientes da aplicação do check list para verificação dos pontos críticos a serem trabalhados em cada estabelecimento. A quinta etapa será o desenvolvimento e realização de Curso de Capacitação para os manipuladores de carnes com objetivo de capacitar e conscientizar os manipuladores de carne a trabalhar de maneira correta e higiênica. A sexta etapa será desenvolvimento de cartilha a ser entregue as manipuladores para reforçar as práticas de higiene e manipulação. A sétima etapa será o monitoramento mensal do empreendimento a fim de acompanhar se as Boas Práticas de Manipulação estão sendo implementadas e seguidas, ao longo desse acompanhamento haverá instruções de trabalho, orientações in loco, treinamentos. Ao final do ano ocorrerá a oitava etapa que consistirá na aplicação do novo check list para verificar se houve melhoria das condições de manipulação e higiene do estabelecimento com apresentação dos resultados aos manipuladores e proprietários. |
Professores responsáveis |
Raquel Ribeiro Dias Santos |
Linha de Pesquisa |
IV. Pesquisa clínica e técnicas em saúde |
Nome do Grupo |
Projeto de extensão: Endodontia mecanizada |
Descrição do Grupo |
Projeto selecionará 10 alunos, treinados e posteriormente capacitados a realizarem atendimentos em endodontia de funcionários, colaboradores da Newton Paiva, pacientes de outros projetos de extensão e clínicas regulares utilizando a mais moderna tecnologia de trabalho, instrumentação com motores elétricos (já adquiridos, patrimoniados pela Newton Paiva, atualmente inaproveitados). O impacto semanal representará de 10 a 12 atendimentos em endodontia, concluídos em no máximo de 2 a 3 sessões clínicas reduzindo drasticamente a fila de pacientes em espera inclusive no curso de especialização em endodontia. Haverá ainda habilitação dos alunos em relação ao mercado de trabalho. |
Professores responsáveis |
Alexandre Fernande |
Linha de Pesquisa |
IV. Pesquisa clínica e técnicas em saúde |
Nome do Grupo |
Projeto de extensão: Imaginologia Odontológica Digital |
Descrição do Grupo |
A criação do projeto é motivada pelas inovações e tecnologias aplicadas à Radiologia Odontológica Digital. O projeto visa o aprimoramento do aluno de Odontologia em Radiologia Odontológica Digital, deixando este mais perto do cenário atual e do mercado de trabalho que atualmente utiliza-se da tecnologia para realização de exames radiológicos. Atuando com equipamentos de alta qualidade para realização de exames de imagens como radiografias intra e extra bucais, tomografia computadorizada, Laudos e pesquisa na área de radiologia odontológica digital. |
Professores responsáveis |
Bruno César Ladeira Vidigal |
Linha de Pesquisa |
VII. Educação, cultura, diversidade e linguagens |
Nome do Grupo |
Projeto de extensão: Mãos que salvam vidas |
Descrição do Grupo |
O Mãos que salvam vidas vem como uma estratégia que visa oferecer à comunidade ações de educação em saúde sobre primeiros socorros, com o envolvimento dos discentes dos cursos de saúde do Centro Universitário Newton Paiva, para que a população esteja apta, preparada e capacitada a realizarem ações que podem salvar vidas. A partir da elaboração de um plano de ação personalizado criado por uma equipe interdisciplinar e multiprofissional, o projeto visa capacitar e formar replicadores na sociedade, seja em instituições, empresas e/ou escolas de ensino de nível fundamental e médio, bem como realizar contribuições para a área científica ao publicar artigos e apresentar trabalhos em congressos, aprimorar e consolidar a formação acadêmica e profissional dos nossos alunos extensionistas, além de permitir o aumento da taxa de sobrevivência de pessoas vítimas de acidentes e mal súbito, minimizando os agravos e as sequelas relacionadas a PCR. |
Professores responsáveis |
Grazyelle Ferreira de Souza |
Linha de Pesquisa |
VIII. Empreendedorismo, negócios e gestão |
Nome do Grupo |
NPCONT: Contabilizando Conhecimento, Empoderamento e Sucesso. |
Descrição do Grupo |
O NPCONT visa levar assistências nas áreas contábil, fiscal, tributária, financeira e de gestão a toda comunidade, promovendo o ser humano, fomentando o empreendedorismo, gerando emprego, renda e cidadania, sobretudo, aqueles em situação de vulnerabilidade social, por meio de atendimentos à comunidade, capacitação, treinamento, minicursos, palestras, workshop, formalização de empresas, assistência fiscal e tributária, etc. Para isso, o programa está alicerçado em 4 pilares: 1. NPCONT, disseminador de conhecimentos nas áreas citadas; 2. IES NEWTON, formando alunos em profissionais capacitados e socialmente responsáveis; 3. ALUNOS, profissionais melhores capacitados para o mercado de trabalho e com engajamento social; 4. SOCIEDADE, tendo acesso gratuito à conhecimentos e assistências de qualidade nas áreas citadas. Linha de atuação: VIII. Empreendedorismo, Negócios e Gestão. |
Professores responsáveis |
Robsney Gonçalves |
Linha de Pesquisa |
X. Transformação de ambientes, políticas urbanas e cidades inteligentes |
Nome do Grupo |
Programa de extensão: STUDION – escritório escola de arquitetura e urbanismo |
Descrição do Grupo |
O StudioN Escritório Escola de Arquitetura e Urbanismo é um programa de extensão criado como uma alternativa para a busca da melhoria da formação através da prática profissional orientada, e como resposta a uma imensa fatia da sociedade que se encontra, em virtude da desigual realidade social brasileira, à margem do auxílio técnico. Neste escritório os alunos podem ter sua primeira experiência de estágio na área como estudantes bolsistas e/ou voluntários, aplicando o conhecimento universitário, sob a supervisão de professores. Alinhado a essas características para o ano de 2024, o StudioN, irá desenvolver as seguintes linhas de atuação:
As linhas de atuação do StudioN serão amplas e interdisciplinares, podendo abarcar estudantes dos seguintes cursos da Newton: Arquitetura, Engenharias, Tecnologias, Direito e Psicologia, dentre outros. |
Professores responsáveis |
Gustavo Barreto Cyrillo Vanessa Cristina dos Anjos de Almeida vanessa.almeida@newtonpaiva.br |