Estrutura

Pesquisa, Extensão e Inovação

Saiba mais sobre os Projetos e Programas de Extensão da Newton Paiva em andamento em 2022:

 

Linha de atuação: Saúde mental, neurociências e processos psíquicos

Nome do Programa de Extensão: Clínica Escola de Psicologia

Professora responsável: Mônica Freitas Ferreira Novais e Yáskara Palma

E-mail de contato da professora responsável: monica.ferreira@newtonpaiva.br e yaskara.palma@newtonpaiva.br 

Descrição: A Clínica Escola de Psicologia da Newton oferece ao público uma diversidade de atendimentos e projetos conduzidos a partir da teoria Sistêmica e de uma abordagem mais contemporânea, colaborativa e dialógica, proporcionando aos alunos envolvidos uma vivência prática articulada com a teoria. São realizados nesse espaço acolhimentos, atendimentos, orientação profissional e de carreira individual e grupal, palestras e workshops; projetos de psicoeducação; projetos em parceria com instituições públicas e privadas, trabalhando diversos temas do âmbito organizacional, hospitalar, escolar, social.

 

Linha de atuação: Integralidade do cuidado em saúde e reabilitação

Nome do Programa de Extensão: Trio-Vida: Triagem e Mapeamento do perfil dos pacientes atendidos na Clínica-Escola Newton

Professora responsável: Tauana Wazir Mattar e Silva

E-mail de contato da professora responsável: tauana.mattar@newtonpaiva.br 

Descrição: O programa visa implantar um serviço que fará uma triagem do paciente atendido nas clínicas da saúde para monitoramento do seu estado de saúde e delineamento do perfil dos usuários. O objetivo é que seja possível implantar ações de segurança nos processos de atendimento intra-muro da Newton e propor estratégias de melhoria assistencial ao atuar com foco na promocão, prevenção e recuperação da saúde. O nome (Trio-Vida) – Trio de Triagem e do escopo dos três movimentos assistenciais (Promoção, Prevenção e Recuperação).

 

Linha de atuação: Saúde única

Nome do Projeto de Extensão: InformaCão: expandindo horizontes para uma abordagem em saúde única

Professor responsável: Leonardo de Rago Nery Alves

E-mail de contato do professor responsável: leonardo.alves@newtonpaiva.br 

Descrição: O projeto foi criado no intuito de mitigar o elevado número de abandonos de animais nos centros urbanos, sobretudo Belo Horizonte. Os estudos mostram que a ausência de informações acerca do bom cuidado dos animais, bem como o pouco reconhecimento social acerca do real valor dos animais como participantes familiares fazem destes muitas vezes vitimas da ignorância. Um dos grandes motivos que leva um animal ao abandono é o fato do mesmo possuir ou adquirir uma deficiência física irreversível. O animal está inserido não somente no contexto doméstico, mas também como ferramenta auxiliar na terapia de pessoas em diversas instituições de acolhimento, sendo que há ganhos psicológicos, motivacionais e fisiológicos já relatados; e o reconhecimento destes animais como terapêutas auxiliares é um importante passo para a devida valorização dos pets em uma sociedade.

O projeto se divide em 3 frentes de atuação: levantamento zooepidemiológico de zoonoses; elaboração de cadeiras de rodas ou próteses para animais deficientes físicos; terapia Assistida com Animais (TAA).

 

Linha de atuação: Pesquisa clínica e técnicas em saúde

Nome do Projeto de Extensão: Endodontia Mecanizada

Professor responsável: Alexandre Moreira Fernandes

E-mail de contato do professor responsável: alexandre.fernandes@newtonpaiva.br 

Descrição: O projeto visa capacitar alunos a realizarem atendimentos clínicos de endodontia utilizando instrumentação com motores elétricos e instrumentos de NiTi (instrumentação mecanizada). Além disso os alunos serão envolvidos em pesquisas clínicas relacionadas à instrumentação mecanizada.

 

Linha de atuação: Direito, cidadania e responsabilidade Social

Nome do Programa de Extensão: CEJU – Centro de exercício Jurídico

Professor responsável: Ronaldo Passos Braga

E-mail de contato do professor responsável: ronaldo.braga@newtonpaiva.br 

Descrição: O projeto permite que o aluno aplique todo o conhecimento adquirido, fundindo, então, teoria e prática, culminando com uma perfeita integração da ciência do Direito. O CEJU estrutura-se com a missão de proporcionar ao acadêmico de Direito a formação humanística, técnica e prática indispensável à adequada compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico. Assistência judiciária gratuita à instituições sociais; Capacitação discente para o mercado de trabalho, mormente o exercício da advocacia, com o desenvolvimento técnico a partir da participação efetiva em projetos como: Minicursos e Palestras; Oficinas de capacitação para o mercado de trabalho; Assistência judiciária gratuita às pessoas carentes; Produção de Informativos e cartilhas.

 

Linha de atuação: Educação, cultura, diversidade e linguagens

Nome do Projeto de Extensão: Mãos que salvam vidas – Capacitação em Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros

Professora responsável: Grazyelle Ferreira de Souza

E-mail de contato da professora responsável: grazyelle.souza@newtonpaiva.br 

Descrição: O presente projeto de extensão tem por objetivo geral implantar o ensino do atendimento de suporte básico de vida a adultos e crianças, além de medidas de primeiros socorros com o envolvimento dos discentes dos cursos de saúde do Centro Universitário Newton Paiva. Ele visa também estabelecer um plano de treinamento integrado pela equipe interdisciplinar e multiprofissional, formar replicadores nas instituições de ensino de nível fundamental e médio, publicar artigos científicos para apresentar a experiência do projeto, apresentar trabalhos em congressos relacionados à temática e permitir o aumento da taxa de sobrevivência de pessoas vítimas de mal súbito, minimizando as sequelas relacionadas a PCR.

 

Linha de atuação: Empreendedorismo, negócios e gestão

Nome do Programa de Extensão: CNE – Centro Newton de Empreendedorismo

Professor responsável: Francisco José Salvador Paixão

E-mail de contato do professor responsável:  franciscopaixao.prof@newtonpaiva.br 

Descrição: O programa tem como objetivo desenvolver cultura empreendedora, estimular o desenvolvimento de novos negócios e apoiar os empreendimentos já em andamento. As atividades propostas propiciam compreender o empreendedorismo, dominar ferramentas de modelagem de novos negócios, conhecer e aplicar ferramentas de gestão, mentorias e eventos que favoreçam a troca de experiências com empreendedores, compartilhando seus sucessos e fracassos. O empreendedorismo é uma diretriz institucional e está presente na grande maioria das matrizes curriculares como meio de preparar nossos alunos para a condução de negócios próprios ou atuar como intraempreendedor nas organizações públicas ou privadas. Os resultados esperados do programa são o apoio aos empreendedores e futuros empreendedores, orientação aos projetos e modelos de negócio, apoio aos empresários participantes dos projetos e comunidades carentes no desenvolvimento e geração de emprego e renda.

 

Linha de atuação: Indústria e infraestrutura

Nome do Programa de Extensão: Ironbot

Professores responsáveis: Juliana Aparecida de Sales e Deliene Costa Guimarães Barros 

E-mail de contato dos professores responsáveis: juliana.sales@newtonpaiva.br e deliene.guimaraes@newtonpaiva.br 

Descrição: Com este programa é possível que os alunos aprendam aplicações para o que foi estudado ao longo do curso e utilizem o conhecimento adquirido para o desenvolvimento de ações em benefício da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. Os objetivos principais são: montar uma equipe para o desenvolvimento de cursos de extensão para capacitação em atividades que envolvem a automação e a robótica, tais como linguagens de programação, fabricação de placas de circuito impresso, arduíno, entre outras; realizar competições envolvendo a robótica, tais como seguidor de linha, sumô e futebol de robôs, além de desafios de programação; buscar parcerias com empresas para o desenvolvimento de protótipos e resolução de problemas reais.

 

Linha de atuação: Transformação de ambientes, políticas urbanas e cidades inteligentes

Nome do Programa de Extensão: StudioN – escritório modelo de arquitetura e urbanismo, engenharia, design e inovação

Professor responsável: Rodrigo Figueiredo Reis

E-mail de contato do professor responsável: rodrigo.reis@newtonpaiva.br 

Descrição: O StudioN surge como uma resposta a uma imensa fatia da sociedade que se encontra, em virtude da desigual realidade social brasileira, à margem dos serviços de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Design e demais áreas de conhecimento relacionadas à tecnologia e inovação. O StudioN adota o conceito de escritório multidisciplinar focado no campo de conhecimento das ciências exatas. O escritório modelo atua em diversas escalas, da arquitetura e construção ao desenho urbano, do mobiliário e peças gráficas às soluções de tecnologia e inovação tecnológica.

 

Linha de atuação: Inovação, tecnologias e sustentabilidade

Nome do Projeto de Extensão: Laboratório de Radiologia Digital

Professor responsável: Bruno César Ladeira Vidigal

E-mail de contato do professor responsável: bruno.vidigal@newtonpaiva.br 

Descrição: O objetivo principal deste projeto é contribuir para a implementação da Radiologia Digital na Odontologia, incentivando o uso da tecnologia e inovação na execução, visualização e distribuição de imagens radiográficas digitais. Além dos alunos de odontologia que serão capacitados para a realização do exame radiográfico digital, os alunos dos cursos de análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação ou Sistemas de Informação realização atividades que envolvam softwares, sistemas, tecnologias e inovações na área da imaginologia odontológica digital.

Em que posso te ajudar?